Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilTroca de fralda, mãe de bebê reborn e mais:...

Troca de fralda, mãe de bebê reborn e mais: como justiça trabalhista ficou superlotada?

Segundo dados da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário aumento é de 70%


Segundo dados da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário, em 2020 mais de 3.283.900 processos foram julgados na justiça trabalhista, contra 5.601.411 de 2024. Isso representa um aumento de quase 70% em apenas quatro anos, sendo muito desses casos considerados como “motivos torpes”.

Um dos acontecimentos mais emblemáticos da história recente do judiciário aconteceu em Salvador. Uma mulher pediu indenização alegando que a empresa em que trabalhava não permitiu que ela tirasse “licença maternidade” para cuidar de um bebê reborn.

Outra ocorrência que chama a atenção é do monitor de uma creche que exigiu indenização por “insalubridade” alegando ser obrigado a trocar fraldas e ensinar crianças a usar o vaso sanitário.

Teve também os casos de um funcionário que processou a empresa por “não ter lhe dado parabéns” no dia do aniversário, e até o ingresso de uma companhia contra uma colaboradora por “peidar de mais”.

O relatório Geral da Justiça do Trabalho apontou também que os valores pagos aos ingressantes das ações superou os R$ 50 bilhões no ano passado. Entre as maiores demandas das novas ações estão o comércio (13%), a indústira (20,6%) e os serviços diversos (27,9%).

(Matéria em atualização)

Notícias que importam para você

A foto em plano médio captura dois jogadores de futebol do time do Flamengo celebrando um momento de gol ou vitória com grande intensidade emocional.

Sub-20 do Flamengo e Mirassol empatam e fazem festa em jogo de seis gols no Maião

Da parte do Flamengo, os gols foram marcados por Douglas Telles e Guilherme, enquanto Alesson, Cristian e Chico Kim pontuaram pelo Mirassol
A imagem é um close-up frontal de uma mulher jovem, com expressão sorridente e alegre, tirada em um ambiente interno simples. A mulher está em primeiro plano, ocupando a maior parte da imagem. Ela tem cabelo escuro (castanho ou preto) na altura dos ombros, com cachos volumosos e bem definidos.

Soldado confessa que matou cabo encontrada carbonizada em quartel

Corpo de Maria de Lourdes Matos, 25 anos, foi encontrado carbonizado e com um corte no pescoço pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
Fachada de uma agência dos Correios

Correios buscam alternativas após Tesouro negar empréstimo de R$ 20 bi

Estatal inicia novas negociações com Ministério da Fazenda para viabilizar recursos financeiros. Haddad condiciona apoio à aprovação de plano de recuperação da empresa.