As transações envolvendo o Pix bateram recorde, na última sexta-feira (28/11), segundo dados do Banco Central encaminhados para a TMC. A marca coincidiu com a Black Friday, um dia dedicado a megapromoções no varejo popular em diversos países, e data-limite para o pagamento do 13º salário para trabalhadores de carteira assinada.
Segundo o Banco Central, as transações financeiras somaram 166 bilhões entre um total de 297,4 milhões de transações, todas no mesmo dia. A marca anterior era de 290 milhões de transações, alcançada no dia 5 de setembro.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Foi também em novembro que o Pix completou cinco anos em funcionamento, mecanismo de pagamento instantâneo e gratuito 100% brasileiro que é referência internacional. Atualmente, o sistema passou a ser usado por quase 170 milhões de pessoas. Só em 2024, as movimentações financeiras somaram R$ 11 trilhões.
Semana passada, começou a valer a nova regra para facilitar a devolução de transferências indevidas de Pix e dificultar a ação de golpistas.
A novidade no chamado Mecanismo Especial de Devolução permite rastrear o dinheiro caso outras transferências sejam feitas para mascarar a origem do valor.
Leia mais: Advogado diz que mulher arrastada por carro está em estado grave após seguidas cirurgias
Por enquanto, a oferta do novo modelo é opcional aos bancos e instituições de pagamento. A partir de 2 de fevereiro de 2026, ele se vai se tornar obrigatório para todos.
