Atos reuniram mulheres em todo o Brasil contra o feminicídio, neste domingo (07/12). Os gritos contra a violência de gênero foram ecoados em pelo menos nove capitais, segundo o movimento Levante de Mulheres Vivas. Em São Paulo, por exemplo, os manifestantes se reuniram em frente ao Masp, na Avenida Paulista.
“Basta de feminicídio. Queremos as mulheres vivas” é o lema das manifestantes, cujo objetivo é romper o silêncio, exigir justiça e afirmar que a sociedade não aceitará mais a impunidade.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Na Avenida Paulista, representantes sociais e artistas discursaram. Uma delas foi a cantora pop Luísa Sonza.
“As agressões começam muito antes do feminicídio. Isso precisa ser combatido. Não podemos mais ser vistas como posse, como algo que pode e deve ser controlado ou tirado de cena quando o homem decide que a gente não merece mais viver. A gente já cansou de virar estatística”, discursou Sonza.
Ataques em SP, RJ e DF
Os atos foram convocados após uma série de feminicídios nas últimas semanas, com destaque para São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.
São Paulo
São Paulo teve o caso da mulher atropelada e arrastada por um homem na Marginal Tietê. Tiveram ainda os feminicídios da farmacêutica Daniele Guedes Antunes, de 38 anos, em Santo André, e a morte de Milena de Silva Lima, de 27 anos, em Diadema, ambas atacadas por ex-companheiros.



Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o caso de Aline Nascimento chamou atenção por ser esfaqueada pelo ex-companheiro, em Irajá, Zona Norte da cidade. O acusado passa a responder por tentativa de feminicídio após, supostamente, ter tentado arremessar a vítima de uma janela do apartamento, no quarto andar.



Distrito Federal
No Distrito Federal, o assassinato da cabo do Exército Maria de Lourdes Freire por um colega, o soldado Kelvin Barros, chocou as autoridades. Ela foi encontrada carbonizada e com corte no pescoço no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCGd), espaço incendiado pelo acusado confesso.



Cidades onde ocorreram os atos
- São Paulo (SP): 14h, vão do Masp
- Curitiba (PR): 10h, Praça João Cândido (Largo da Ordem)
- Campo Grande (MS): 13h (horário local), Av. Afonso Pena (em frente ao Aquário do Pantanal)
- Manaus (AM): 17h, Largo São Sebastião
- Rio de Janeiro (RJ): 12h, Posto 5 – Copacabana
- Belo Horizonte (MG): 11h, Praça Raul Soares
- Brasília (DF) e Entorno: 10h, Feira da Torre de TV
- São Luís (MA): 9h, Praça da Igreja do Carmo (Feirinha)
- Teresina (PI): 17h, Praça Pedro II
