Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPor unanimidade, STF confirma decisão de Moraes que determina...

Por unanimidade, STF confirma decisão de Moraes que determina perda do mandato de Zambelli

Votos foram dados nesta sexta-feira (12/12), horas após Moraes decidir, monocraticamente, pela cassação de Zambelli

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que anulou a votação da Câmara dos Deputados que rejeitou a cassação e manteve o mandato da deputada Carla Zambelli (PL), condenada duas vezes à prisão pela Corte.

Logo após proferir o voto on-line, nesta quinta-feira (12/12), Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino. A última a votar foi a ministra Cármen Lúcia.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Os votos foram depositados nesta sexta-feira (12/12), horas após liminar de Moraes ordenar a perda do mandato de Zambelli e o cumprimento do prazo de 48 horas para a posse do suplente. Na sequência, o relator solicitou uma sessão extraordinária a Dino, presidente da Primeira Turma do STF, para votação dos pares.

Voto de Moraes

No voto de hoje, Moraes reforça a justificativa baseada no artigo 55 da Constituição sobre a perda imediata do mandato em caso de condenação criminal com trânsito em julgado, como no caso de Zambelli. 

Na decisão de quinta-feira (12/12), Moraes destacou que, no caso de condenações criminais com trânsito em julgado, cabe à Justiça decidir a perda do mandato. Dessa forma, restaria somente à Mesa Diretora da Câmara acatar a ordem e cassar a parlamentar.

“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO”, diz trecho da decisão decretada na noite de ontem.

Duas condenações no STF

Zambelli tem duas condenações no STF. Uma deles é por apontar uma arma de fogo contra um jornalista negro, enquanto o perseguia na rua, na véspera das eleições de 2022. A outra diz respeito à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sobre o caso do CNJ, Zambelli foi condenada por ter mandado o hacker Walter Delgatti Neto emitir um mandado de prisão contra Moraes.

A votação na Câmara

Em votação que varou a madrugada, no plenário da Câmara, Zambelli ganhou um respiro após os colegas decidirem pela manutenção do mandato dela, apesar de a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovar o relatório que defendia a perda do mandato.

Leia mais: Veja como cada partido votou em processo de cassação de Zambelli na Câmara

O placar mostrou 227 votos a favor da cassação, 170 contrários e 10 abstenções. Pelas regras da Câmara, seriam necessários 257 votos para encerrar o mandato da parlamentar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ministro Luiz Fux no julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4

Fux tem pneumonia dupla causada por Influenza e acompanhará sessões do STF remotamente

Ministro não participará presencialmente da cerimônia de reabertura do Ano Judiciário na segunda-feira (02/02)
Lula apresenta evolução satisfatória após cirurgia de catarata no olho esquerdo

Lula apresenta evolução satisfatória após cirurgia de catarata no olho esquerdo

Presidente de 80 anos permanecerá em repouso na Granja do Torto durante o fim de semana e deve retomar atividades na segunda-feira (02/02)
Ex-líder do PRTB é denunciado por fraude eleitoral e violência política de gênero

Ex-líder do PRTB é denunciado por fraude eleitoral e violência política de gênero

MP acusa Leonardo Alves e outros seis investigados de falsificar documentos em eleição interna e assediar vice-presidente do partido por ser mulher
Eduardo e Flávio Bolsonaro com Sheik Salman bin Hamad Al Khalifa, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino do Bahrein

Em viagem ao Oriente Médio, Flávio Bolsonaro defende “reset” na política externa

Visita integra articulações de pré-campanha e aproximação com países do Golfo Pérsico