O desembargador Macário Judice Neto, relator do processo envolvendo o caso TH Joias no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (16/12) no Rio de Janeiro. A prisão integra a segunda fase da Operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações sigilosas que beneficiariam o Comando Vermelho.
A ação policial desta terça-feira tem como alvo principal o magistrado que analisa atualmente o processo contra o ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Joias, detido por supostas ligações com o Comando Vermelho. Judice Neto foi conduzido para a sede da PF no Rio, onde permanece detido.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A primeira fase da operação já havia resultado na prisão de Rodrigo Bacellar, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O deputado licenciado também é alvo de buscas da operação desta terça-feira.
A investigação busca esclarecer esquemas de vazamento de informações confidenciais que teriam favorecido a organização criminosa.
Judice Neto retornou à carreira jurídica em 2023, quando recebeu promoção a desembargador após longo período afastado. O magistrado ficou 17 anos longe de suas funções devido a denúncias relacionadas à sua atuação como juiz federal no Espírito Santo. Seu primeiro afastamento foi determinado pelo TRF-2 em 2005, durante uma ação penal que apurava sua possível participação em um esquema de venda de sentenças judiciais.
A investigação também identificou que Flávia Judice, esposa do desembargador preso, trabalhava no gabinete da diretoria-geral da Alerj até novembro deste ano, período em que a investigação contra o ex-deputado estadual já estava em andamento.
A PF não divulgou informações sobre os próximos passos da investigação ou possíveis desdobramentos após a prisão do desembargador. Também não foram divulgadas declarações oficiais dos envolvidos ou de seus representantes legais após a operação realizada nesta manhã.
EXCLUSIVO
A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e PSG na próxima quarta-feira (17/12), a partir das 12h.
