Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaquePF prende desembargador relator do caso TH Joias no...

PF prende desembargador relator do caso TH Joias no Rio; Bacellar é alvo de buscas

Macário Judice Neto é investigado por vazamento de informações sigilosas que beneficiariam o Comando Vermelho. Magistrado foi detido na segunda fase da Operação Unha e Carne

O desembargador Macário Judice Neto, relator do processo envolvendo o caso TH Joias no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (16/12) no Rio de Janeiro. A prisão integra a segunda fase da Operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações sigilosas que beneficiariam o Comando Vermelho.

A ação policial desta terça-feira tem como alvo principal o magistrado que analisa atualmente o processo contra o ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Joias, detido por supostas ligações com o Comando Vermelho. Judice Neto foi conduzido para a sede da PF no Rio, onde permanece detido.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A primeira fase da operação já havia resultado na prisão de Rodrigo Bacellar, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O deputado licenciado também é alvo de buscas da operação desta terça-feira.

A investigação busca esclarecer esquemas de vazamento de informações confidenciais que teriam favorecido a organização criminosa.

Judice Neto retornou à carreira jurídica em 2023, quando recebeu promoção a desembargador após longo período afastado. O magistrado ficou 17 anos longe de suas funções devido a denúncias relacionadas à sua atuação como juiz federal no Espírito Santo. Seu primeiro afastamento foi determinado pelo TRF-2 em 2005, durante uma ação penal que apurava sua possível participação em um esquema de venda de sentenças judiciais.

A investigação também identificou que Flávia Judice, esposa do desembargador preso, trabalhava no gabinete da diretoria-geral da Alerj até novembro deste ano, período em que a investigação contra o ex-deputado estadual já estava em andamento.

A PF não divulgou informações sobre os próximos passos da investigação ou possíveis desdobramentos após a prisão do desembargador. Também não foram divulgadas declarações oficiais dos envolvidos ou de seus representantes legais após a operação realizada nesta manhã.

EXCLUSIVO

A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e PSG na próxima quarta-feira (17/12), a partir das 12h.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Uma foto em close-up (plano detalhe) que foca no rosto e na expressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A imagem é cortada logo abaixo do nariz e acima da testa, concentrando-se na face.

Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado diante da crise no Rio

Artigo no Código Penal brasileiro também foi alterado para aumentar pena de quem contrata delitos de organizações criminosas
RJ decreta ponto facultativo para finais de Flamengo e Vasco; TMC transmite partidas

RJ decreta ponto facultativo para finais de Flamengo e Vasco; TMC transmite partidas

Servidores estarão liberados a partir do meio-dia para acompanhar as decisões da Copa Intercontinental e Copa do Brasil
Carro da polícia do Rio de Janeiro em movimento durante a operação

O que é a “Operação Contenção”, que mobiliza a polícia e MP no combate ao crime organizado?

Governo do Estado mobilizou 2.500 policiais civis e militares em operação conjunta com promotores do Ministério Público Estadual