Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueBC decreta liquidação do Banco Pleno, controlado por ex-sócio...

BC decreta liquidação do Banco Pleno, controlado por ex-sócio de Daniel Vorcaro

A decisão foi motivada pela deterioração econômico-financeira das instituições, problemas de liquidez e descumprimento de normas regulatórias

O Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Banco Pleno S.A. nesta quarta-feira (18/02). A medida também foi estendida à Pleno Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. A decisão foi motivada pela deterioração econômico-financeira das instituições, problemas de liquidez e descumprimento de normas regulatórias.

As duas empresas integram o mesmo conglomerado financeiro. O grupo apresentou agravamento em sua situação econômica, além de não cumprir determinações específicas emitidas pelo BC.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O processo de liquidação foi oficializado pela manhã. As instituições afetadas faziam parte do grupo do Banco Master. Ambas haviam sido compradas por Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, durante o segundo semestre de 2025.

Instituições de pequeno porte no sistema financeiro

O conglomerado liderado pelo Banco Pleno era classificado no segmento S4 da regulação prudencial. As instituições tinham participação reduzida no sistema financeiro nacional, representando apenas 0,04% dos ativos totais e cerca de 0,05% das captações.

O BC ainda não divulgou informações sobre impactos para correntistas e investidores das instituições liquidadas, nem detalhes sobre o cronograma do processo.

Bens dos controladores bloqueados

Como parte do procedimento de liquidação, os bens dos controladores e administradores das instituições foram bloqueados, conforme prevê a legislação.

“O Banco Central continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais.” O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos administradores da instituição objeto da liquidação decretada”, informou o BC em nota oficial.

Leia mais: FGC identifica 160 mil credores do Banco Pleno com R$ 4,9 bilhões a receber em garantias

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Imagem do escritório do banco, com cadeiras e computadores

Rombo no FGC: liquidações de Master, Will e Pleno devem somar quase R$ 52 bilhões

Fundo Garantidor de Créditos estima desembolsar valores para clientes do Banco Pleno, Will Bank e Master, que tiveram operações encerradas em intervalo de três meses
Foto: Tita Barros/Reuters

Vila Isabel e Salgueiro se destacam no terceiro dia do carnaval carioca

Escolas apresentaram enredos sobre Heitor dos Prazeres e Rosa Magalhães, respectivamente, enquanto Paraíso do Tuiuti abriu a noite com tradições africanas e Grande Rio trouxe o Manguebeat
Folião da escola de samba Unidos de Vila Isabel se apresenta no Sambódromo durante o Carnaval do Rio de Janeiro. (Foto: Tita Barros/Reuters)

Vila Isabel encanta Sapucaí com desfile técnico e disputa título do Carnaval 2026

Escola da Zona Norte homenageou Heitor dos Prazeres com evolução precisa, harmonia exemplar e samba-enredo considerado um dos melhores da safra carnavalesca
Foto: Reprodução/Instagram/Virginia

Virginia diz à TMC que maior desafio será “sambar e aguentar o peso da fantasia”

Influenciadora afirma estar pronta para viver “um dos dias mais importantes da vida”, recebe apoio de Vinicius Jr. e destaca que carnaval vai além da folia