Por: Maria Clara Castilho
O Bike Cine traz uma proposta inusitada às pessoas que gostam de cinema e esportes. Com sessões ao ar livre, o objetivo é reproduzir filmes aclamados pelo público, como Pequena Miss Sunshine e Divertida Mente, que passam em um telão de cinema, que funciona a partir da energia gerada pelo próprio espectador por meio de bicicletas.
Quem decide se desafiar pode escolher uma das 12 bicicletas fixas no chão, ou pode levar a sua própria, que fica presa em um dos quatro suportes disponíveis. Segundo Marco Costa, idealizador do Bike Cine, os equipamentos geram mais de 2500 watts de energia: se as pessoas pararem de pedalar, o telão apaga. “Temos uma bateria que vai sendo recarregada, mas ela dura pouco. Em questão de alguns minutos, se você não repõe com a pedalada, acaba a energia e o filme para”, explica.

Trazer a produção de energia limpa para perto do público é importante para o entendimento da geração de energia sustentável, além da demonstração de como é possível fazer a diferença no meio ambiente de forma lúdica e prática. “Com o Bike Cine, juntamos diversos valores em que acreditamos: a democratização da cultura, a sustentabilidade, com a utilização de energia limpa e uma atividade de lazer, esporte e bem-estar.”
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo: https://whatsapp.com/channel/0029Vb725Wg3WHTTycmkvE3U
O projeto existe desde 2024, e foi inspirado em um cinema com bicicletas do Uruguai. Marco entendeu que seria uma proposta que encaixaria com o público brasileiro. Até agora, mais de 10 mil pessoas já participaram do Bike Cine.
O público não se restringe aos ciclistas, já que são disponibilizadas cerca de 150 cadeiras para quem quiser só assistir ao filme. Além disso, para crianças, idosos e pessoas que necessitam de acessibilidade, há um pedal de mão, que contribui para a geração de energia limpa.

A cidade de São Paulo teve sessão única da iniciativa no dia 14 de novembro, realizada no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Mas o Bike Cine passará por outros municípios do país até o final do ano. Os próximos destinos são:
Santa Catarina
- 21/11: São Francisco do Sul – Saneamento Básico, o filme;
- 22/11: Penha – Diverida Mente 2;
- 23/11: Bombinhas – Lilo & Stich.
São Paulo
- 28/11: Pindamonhangaba- Auto da Compadecida;
- 29/11: Pindamonhangaba- Lilo & Stich;
- 30/11: Lorena – Lilo & Stich.
As sessões têm entrada gratuita, mas é necessário reservar ingresso com antecedência. Os eventos iniciam às 19h e vão até às 22h. O site https://bikecine.com.br/ tem mais informações.
