A participação do Irã para mais uma Copa do Mundo trouxe de volta uma curiosa história envolvendo um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Mário Jorge Lobo Zagallo, tetracampeão mundial como jogador e treinador, é lembrado por muitos torcedores iranianos não pelos títulos conquistados com o Brasil, mas pela rivalidade criada durante a Copa da Ásia de 1976, quando comandava a seleção do Kuwait.
O episódio ganhou repercussão nas redes sociais após o jornalista Andrey Raychtock resgatar a história em uma sequência de publicações, mostrando que Zagallo chegou a virar alvo de uma “diss track”, uma música de provocação produzida por iranianos para celebrar a vitória sobre o técnico brasileiro.
Na letra, o cantor ironiza Zagallo por ter chegado ao país confiante de que venceria a decisão. Em um dos trechos, a música diz que o treinador foi avisado para não enfrentar o Irã porque acabaria derrotado, encerrando com a provocação: “Você veio para cá e perdeu o jogo”.
Confiança antes da decisão
Na época, Zagallo havia acabado de encerrar sua passagem pela seleção brasileira após a Copa do Mundo de 1974 e assumira o comando do Kuwait, seleção que vivia uma fase de crescimento no futebol asiático.
Segundo relatos preservados por veículos e blogs iranianos, o brasileiro foi visto como arrogante por demonstrar grande confiança antes da final da Copa da Ásia, disputada em Teerã. A percepção entre os torcedores era de que o treinador já tratava o Kuwait como campeão.
Dentro de campo, porém, o desfecho foi diferente.
Copa Para Você! Fique por dentro de tudo sobre a Copa do Mundo 2026 na TMC
O Irã venceu por 1 a 0, com um gol de falta marcado por Ali Parvin, e conquistou seu terceiro título consecutivo da Copa da Ásia, repetindo os triunfos de 1968 e 1972. A vitória consolidou a seleção iraniana como a principal potência do continente naquele período e transformou Zagallo em um personagem negativo na memória de muitos torcedores locais.
O Kuwait também viveu grande fase
Apesar da derrota, a confiança de Zagallo não era totalmente descabida. O Kuwait atravessava seu melhor momento no futebol.
Poucos anos depois, em 1980, a seleção conquistaria justamente o título da Copa da Ásia e, em 1982, disputaria sua única Copa do Mundo até hoje.
Curiosamente, quem comandava aquela equipe já não era Zagallo, mas Carlos Alberto Parreira, então um jovem treinador que iniciava sua trajetória internacional e, anos mais tarde, também se tornaria campeão mundial com a seleção brasileira.
O crescimento do Irã “pós-Zagallo”

Dois anos após derrotar Zagallo na decisão continental, o Irã disputou sua primeira Copa do Mundo, em 1978, na Argentina. Desde então, participou de outras seis edições do torneio.
Em 2026, a seleção iraniana chegou à sua quarta Copa consecutiva. Na fase de grupos, empatou as três partidas e terminou com três pontos, dependendo da combinação de resultados dos demais grupos para tentar avançar como uma das melhores terceiras colocadas, formato adotado após a expansão da Copa para 48 seleções.
Leia mais: Egito aguenta pressão do Irã em jogo frenético e se classifica para os 16 avos da Copa do Mundo




