Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteEspecialista explica lesão que pode tirar José Martínez de...

Especialista explica lesão que pode tirar José Martínez de todo o 2026 do Corinthians

José Martínez teve constatada pelo Corinthians ruptura dos ligamentos cruzados do seu joelho esquerdo

O volante José Martínez sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo e deve ficar afastado dos gramados por um longo período. O diagnóstico foi confirmado após exames realizados pelo departamento médico do Corinthians, depois de o atleta relatar dores na reapresentação ao clube.

Considerada uma das lesões mais graves no futebol, a ruptura do LCA compromete diretamente a estabilidade do joelho e impacta movimentos fundamentais para o alto rendimento. De acordo com a fisioterapeuta esportiva Luanda Azevedo, especialista pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (Sonafe Brasil), trata-se de uma lesão complexa, que exige um processo criterioso de recuperação.

É uma lesão que afeta diretamente a estabilidade do joelho, essencial para ações como mudança rápida de direção, aceleração, desaceleração e contato físico, muito presentes no futebol”, explica a especialista.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Na maioria dos casos, o tratamento envolve cirurgia seguida de um protocolo de reabilitação que pode durar entre seis e nove meses, variando conforme a evolução clínica e funcional do atleta. Segundo Luanda, o retorno aos gramados não está ligado apenas ao tempo afastado.

Hoje, o foco não é só cicatrizar o ligamento, mas restaurar força, controle neuromuscular, confiança e simetria entre os membros, reduzindo o risco de uma nova lesão”, afirma.

A fisioterapeuta também destaca que a reabilitação moderna é conduzida de forma integrada, respeitando critérios físicos, funcionais e psicológicos. “Antecipar fases do processo pode gerar compensações e aumentar significativamente o risco de recidiva. Por isso, a tomada de decisão para o retorno ao jogo precisa ser muito bem embasada”, completa.

Leia mais: Lesionado no Corinthians, Martínez participou de jogo festivo na Venezuela após conquista da Copa do Brasil

Com a gravidade da lesão, existe a possibilidade de Martínez não atuar mais pelo Corinthians ao longo de 2026, o que representa um desafio esportivo para o clube. O caso reforça a importância de uma recuperação bem planejada, visando não apenas o retorno em curto prazo, mas a segurança e a longevidade da carreira do atleta.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Hernán Crespo comanda treino do São Paulo

São Paulo terá força máxima contra o Grêmio mesmo sem vaga garantida no Paulistão

Crespo define time titular com Luciano e Calleri para manter invencibilidade no Nacional
Rayan, do Bournemouth, comemora o primeiro gol da equipe na partida contra o Everton, disputada no Hill Dickinson Stadium, em Liverpool

Rayan atinge marca histórica pelo Bournemouth e reacende debate sobre a Seleção

Atacante ex-Vasco foi o protagonista na vitória sobre o Everton e se tornou apenas o terceiro jogador sub-20 a participar de gols em seus três primeiros jogos no Campeonato Inglês
Coletiva de imprensa com o presidente Andrés Sanchez, nesta terça-feira (15/09/2020),

Corinthians suspende investigações contra dirigentes e votação do estatuto segue indefinida

Presidente do Conselho Deliberativo alega falta de acesso ao inquérito do MP e cerceamento da defesa de Andrés Sanchez para interromper apurações que também envolvem Duílio e Augusto Melo
Novo reforço do Vasco comete gafe ao exaltar torcida; confira

Novo reforço do Vasco comete gafe ao exaltar torcida; confira

Cuiabano foi apresentado junto ao argentino Claudio Spinelli nesta terça-feira (10/02)