Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundo"Milícia que mata": Prefeito de Milão critica presença do...

“Milícia que mata”: Prefeito de Milão critica presença do ICE nos Jogos de Inverno

Embaixada confirma que ICE atuará contra "organizações criminosas transnacionais" durante competição na Itália

Agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) trabalharão na proteção da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina. A informação foi confirmada na última terça-feira (27/01) por uma fonte da embaixada dos EUA às agências Reuters e AFP. O evento esportivo acontecerá de 6 a 22 de fevereiro na Itália.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do ICE dará suporte ao serviço de segurança do Departamento de Estado norte-americano durante a competição. Segundo a fonte diplomática, os agentes não realizarão atividades de fiscalização migratória em território italiano, mas trabalharão para “mitigar riscos provenientes de organizações criminosas transnacionais”.

O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, expressou forte oposição à presença dos agentes americanos.

“Esta é uma milícia que mata. Está claro que não são bem-vindos a Milão, não há dúvida disso. Simplesmente, será que podemos dizer não ao Trump ao menos uma vez?”, declarou à mídia italiana na terça-feira.

Maurizio Lupi, líder do partido Noi Moderati, que integra a coalizão governista italiana, afirmou ao jornal “La Repubblica”: “Isso me parece uma completa idiotice”. Apesar da crítica, Lupi reconheceu a possível necessidade de coordenação entre órgãos de segurança italianos e estrangeiros.

O partido de oposição Italia Viva, liderado pelo ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, defendeu que os agentes do ICE sejam impedidos de entrar na Itália.

A participação do ICE nos Jogos Olímpicos ocorre em um momento de intensas críticas à agência nos Estados Unidos. Sob o governo Trump, o órgão tem implementado políticas migratórias mais rígidas desde que o presidente retornou ao cargo há aproximadamente um ano.

Em janeiro, dois cidadãos norte-americanos foram mortos em operações do ICE em Minneapolis, provocando manifestações na cidade.

O sindicato italiano de extrema esquerda USB anunciou uma manifestação com o lema “ICE OUT – From Minneapolis to Milan” no centro de Milão em 6 de fevereiro, coincidindo com a cerimônia de abertura dos Jogos.

De acordo com a Reuters, o HSI já esteve presente em outros grandes eventos esportivos internacionais, como o Super Bowl e Jogos Olímpicos anteriores, incluindo os de Paris em 2024. Esta divisão do ICE atua em parcerias internacionais relacionadas ao combate ao tráfico de pessoas e de drogas.

Leia Mais: Trump envia frota militar ao Irã e exige acordo para eliminar programa nuclear

O vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado Marco Rubio estarão presentes na cerimônia de abertura dos Jogos em 6 de fevereiro, representando o governo dos Estados Unidos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Trump envia frota militar ao Irã e exige acordo para eliminar programa nuclear

Trump envia frota militar ao Irã e exige acordo para eliminar programa nuclear

Presidente americano mobiliza porta-aviões Abraham Lincoln para pressionar Teerã, comparando ação com operação na Venezuela
Papa Leão XIV pede o fim do antissemitismo no mundo

Papa Leão XIV pede o fim do antissemitismo no mundo

Leão, assim como seu antecessor, o papa Francisco, condenou o antissemitismo várias vezes desde que se tornou o líder da Igreja Católica
Deputada opositora de Trump é atacada durante assembleia em Minneapolis

Deputada opositora de Trump é atacada durante assembleia em Minneapolis

Suspeito foi detido e responderá por agressão de terceiro grau; congressista democrata foi aconselhada a se retirar, mas recusou
Ataques russos matam cinco em trem no nordeste da Ucrânia e três em Odesa, diz Kiev

Ataques russos matam cinco em trem no nordeste da Ucrânia e três em Odesa, diz Kiev

O ataque incendiou um trem horas depois que drones russos atacaram a cidade de Odesa, no sul do país, durante a noite, matando três pessoas e ferindo 25