Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA atacam embarcação no Oceano Pacífico

EUA atacam embarcação no Oceano Pacífico

Operação militar matou homem identificado como narcotraficante

Forças militares dos Estados Unidos realizaram um ataque contra uma embarcação suspeita de envolvimento com tráfico de drogas no Oceano Pacífico. A operação ocorreu na noite desta segunda-feira (22/12) e resultou na morte de um homem identificado como narcotraficante.

O Comando Sul dos EUA informou que o barco navegava por rotas conhecidas de narcotráfico e era operado “por organizações terroristas”.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A ação militar foi autorizada pelo Secretário de Defesa Pete Hegseth, após dados de inteligência indicarem que a embarcação transitava por áreas utilizadas para tráfico de drogas na porção leste do Oceano Pacífico. O Comando Sul, responsável pelas operações militares norte-americanas na América Latina e Caribe, emitiu comunicado detalhando a operação.

“Segundo informações de inteligência, a embarcação navegava por rotas conhecidas de narcotráfico na região leste do Oceano Pacífico e estava envolvida em operações de tráfico de drogas. Um narcoterrorista do sexo masculino foi confirmado como morto durante a ação. Nenhum militar dos Estados Unidos ficou ferido”, afirmou o comunicado publicado nas redes sociais.

O ataque aconteceu um dia após os EUA interceptarem um terceiro navio petroleiro próximo à costa da Venezuela, fato noticiado pela agência Reuters no domingo (21/12).

As autoridades americanas não divulgaram a nacionalidade do homem morto na operação, nem detalhes sobre o tipo de embarcação atacada ou a quantidade de drogas possivelmente transportada.

A ofensiva contra embarcações ligadas ao narcotráfico coincide com o endurecimento das ações do governo Trump contra a Venezuela. Na terça-feira (16/12), o presidente americano declarou em uma rede social que a Venezuela está “completamente cercada” e que petroleiros alvo de sanções seriam bloqueados.

Com a interceptação do terceiro petroleiro no domingo, aumenta a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro, enquanto Trump busca sua renúncia.

Leia mais: Trump “manda” Maduro renunciar e recebe resposta atravessada do venezuelano

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo