Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaAlerj retoma trabalhos em meio a disputa pelo poder...

Alerj retoma trabalhos em meio a disputa pelo poder no RJ

Retorno das sessões ocorre sob pressão por sucessão no Governo do Estado e indefinição na presidência da Casa

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro retoma nesta terça-feira (3), os trabalhos de 2026 com a primeira sessão do ano após o recesso parlamentar. Na pauta oficial, os deputados devem analisar o projeto de lei que cria o ICMS da Educação, exigência para garantir a distribuição de recursos federais destinados ao setor. O clima no plenário, no entanto, é de tensão, com as atenções voltadas para a sucessão no Governo do Estado e o comando da própria Alerj.

Desde o afastamento de Rodrigo Bacellar, a presidência da Casa é ocupada de forma interina pelo vice-presidente Guilherme Delaroli. Bacellar foi preso sob suspeita de ter vazado informações de uma operação da Polícia Federal contra o deputado TH Joias, investigado por ligação com o Comando Vermelho. A prisão acabou revogada pelos parlamentares, mas Bacellar decidiu se licenciar do cargo.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Por estar no posto de forma interina, Delaroli não pode assumir o Governo do Estado em eventual ausência do governador Cláudio Castro. O Rio segue sem vice-governador desde que Thiago Pampolha assumiu uma vaga no Tribunal de Contas do Estado. Com isso, na linha sucessória aparecem Bacellar e, logo depois, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Rodrigo Couto.

Com Cláudio Castro em viagem oficial pela Europa, quem exerce atualmente a função de chefe do Executivo estadual é o presidente do Tribunal de Justiça. A possibilidade de Castro deixar o Palácio Guanabara até abril, para disputar o Senado, amplia a pressão política e pode abrir um vácuo de poder.

Nos bastidores da Alerj, cresce a cobrança para que Bacellar renuncie à presidência da Casa. O movimento permitiria que Delaroli assumisse o comando definitivo e conduzisse o rito da eleição indireta para governador, que precisa ocorrer dentro do prazo legal de até 30 dias. Caso Bacellar permaneça no cargo, o presidente do TJ terá que assumir temporariamente o governo e conduzir o processo sucessório.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Banco Master: CPI quer ouvir o governador Ibaneis Rocha, do DF

Banco Master: CPI quer ouvir o governador Ibaneis Rocha, do DF

Ele não compareceu à reunião de hoje da comissão
TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das Eleições 2026

TSE recebe mais de 1,4 mil sugestões para regras das Eleições 2026

Ministra Cármen Lúcia, presidente da corte eleitoral, destacou o compromisso com a ética durante o período
Logotipo do Banco Master é exibido em prédio da instituição em São Paulo

CPMI do banco Master deve ser protocolada nesta terça com recorde de assinaturas

Documento teve 278 assinaturas; formalização do requerimento da CPMI está marcada para 15h
Rumble e Trump Media pedem autorização para notificar Moraes por e-mail nos EUA

Rumble e Trump Media pedem autorização para notificar Moraes por e-mail nos EUA

Empresas alegam que caminho formal para contato com ministro do STF está bloqueado no Brasil; processo contra magistrado está parado desde julho de 2025 por falta de intimação