O ministro do Turismo, Celso Sabino (sem partido), confirmou que deixará o governo porque o União Brasil, legenda que o expulsou, pediu a vaga na pasta. Segundo o político paraense, ele deve ser substituído por Gustavo Feliciano.
Sabino foi expulso do partido depois que decidiu permanecer no Ministério do Turismo, a contragosto do União Brasil. Na época, o gesto expôs o rompimento da legenda com o governo Lula.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
“Eu imagino que o partido deva ter as suas razões para ter tomado essa decisão de se afastar do governo e deve ter suas razões também para, agora, buscar se aproximar do governo”, disse em entrevista coletiva.
Volta para a Câmara e pensa no Senado
Sabino também disse que retomará o mandato de deputado federal e fará pré-campanha para o Senado. A saída do governo, segundo relatou, foi decidida na última terça-feira (16/12), em uma reunião com lideranças do União com a ministra de Relações Institucionais, Gleise Hoffmann (PT).
Tensão com governo
Em setembro, o União Brasil deu 24 horas para Sabino deixar o governo, em meio à tensão do presidente do partido, Antonio Rueda, com o Planalto. Naquela ocasião, uma reportagem publicada pelo UOL e ICL Notícias associava o cacique a uma empresa de táxi aéreo que prestava serviço para pessoas investigadas por lavagem de dinheiro e envolvimento com o crime organizado.
Como a investigação está sob a tutela da Polícia Federal, a direção do partido responsabilizou o governo pelo vazamento da investigação. Apesar da ordem para deixar o ministério, Sabino contrariou o União Brasil e permaneceu no governo.
COPA 2026
A TMC é a emissora oficial da Copa do Mundo FIFA 2026. Cobertura completa, com equipe in loco e transmissão de todos os jogos do Brasil. Serão mais de 60 jogos transmitidos.
Com informações da Agência Brasil
