Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaBolsonaro pede a Moraes autorização para reduzir pena com...

Bolsonaro pede a Moraes autorização para reduzir pena com leitura

Defesa de Bolsonaro argumenta que atividade educativa contribui para ressocialização. Cada obra lida e avaliada pode diminuir quatro dias da sentença total

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes autorização para participar do programa de remição de pena pela leitura de livros. O pedido foi protocolado nesta quinta-feira (8/01) junto ao processo de execução penal que tramita na Corte. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A solicitação busca incluir o ex-presidente no benefício previsto na Lei de Execução Penal, que permite a redução da sentença por meio de atividades educativas. Segundo as regras do programa, cada obra literária lida e avaliada pode diminuir quatro dias da pena total, mediante apresentação de relatório escrito pelo detento.

Na petição enviada ao STF, os advogados de Bolsonaro argumentam que o ex-presidente “manifesta interesse em aderir formalmente às atividades de leitura como forma de desenvolver ações educativas compatíveis com a finalidade ressocializadora da pena”. A defesa também ressalta que é necessária uma “autorização judicial prévia para garantir o acesso aos livros e às condições materiais para a elaboração das resenhas exigidas”.

Leia Mais: “Democracia precisa ser cuidada todos os dias”, diz Lula

O pedido está sob análise do ministro Moraes, responsável pelo caso no STF. Caso seja aprovado, a administração penitenciária deverá proporcionar acesso às obras literárias e criar condições para que Bolsonaro elabore as resenhas exigidas pelo programa.

Os relatórios produzidos pelo ex-presidente serão posteriormente analisados por uma comissão especializada e submetidos à homologação judicial para efetivar a redução da pena.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais