Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaBrasileiro assume presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos

Brasileiro assume presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos

Magistrado toma posse nesta segunda-feira na Costa Rica e comandará o órgão judicial da OEA até dezembro de 2027

Rodrigo Mudrovitsch se torna o terceiro brasileiro a presidir a Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão judicial da OEA (Organização dos Estados Americanos). A posse ocorre nesta segunda-feira (26/01) em San José, Costa Rica, sede oficial do tribunal. O magistrado comandará a instituição até 31 de dezembro de 2027.

O jurista integra o quadro de juízes da Corte desde 2022 e ocupava o cargo de vice-presidente desde novembro de 2023. Durante seus quatro anos de atuação no tribunal, Mudrovitsch proferiu 31 votos em casos relacionados à proteção dos direitos humanos no continente americano.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O ministro Edson Fachin, atual presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, será o orador principal do evento. Fachin apresentará uma conferência intitulada “O enfraquecimento do Estado de Direito democrático como fator de violação de direitos humanos.”

Na mesma cerimônia, a chilena Patricia Pérez Goldberg assumirá o cargo de vice-presidente da Corte Interamericana para o mesmo período de Mudrovitsch.

A programação prevê a assinatura de um termo de compromisso entre o STF e a Corte Interamericana. O documento será firmado por Fachin e Mudrovitsch, representando suas respectivas instituições, para fortalecer a colaboração entre o tribunal brasileiro e a corte internacional.

Leia mais: Deputado do PT revela 4 possíveis nomes da sigla para o governo de SP

Em comunicado, o governo brasileiro celebrou a conquista de Mudrovitsch. “O governo brasileiro felicita o juiz brasileiro Rodrigo Mudrovitsch e a juíza chilena Patricia Pérez Goldberg por suas eleições, na última sexta-feira (21/11), para exercerem, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) no biênio 2026-2027.”

Importância da Corte no cenário internacional

A Corte Interamericana de Direitos Humanos é um dos três tribunais regionais do mundo dedicados especificamente à proteção dos direitos humanos. Os outros são o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e a Corte Africana dos Direitos Humanos e dos Povos.

O Brasil, assim como outros países signatários do sistema interamericano, submete-se à jurisdição da Corte em casos de violações de direitos humanos, após esgotados os recursos internos ou quando o sistema judicial nacional não oferece as garantias necessárias.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula apresenta evolução satisfatória após cirurgia de catarata no olho esquerdo

Lula apresenta evolução satisfatória após cirurgia de catarata no olho esquerdo

Presidente de 80 anos permanecerá em repouso na Granja do Torto durante o fim de semana e deve retomar atividades na segunda-feira (02/02)
Ex-líder do PRTB é denunciado por fraude eleitoral e violência política de gênero

Ex-líder do PRTB é denunciado por fraude eleitoral e violência política de gênero

MP acusa Leonardo Alves e outros seis investigados de falsificar documentos em eleição interna e assediar vice-presidente do partido por ser mulher
Eduardo e Flávio Bolsonaro com Sheik Salman bin Hamad Al Khalifa, Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro do Reino do Bahrein

Em viagem ao Oriente Médio, Flávio Bolsonaro defende “reset” na política externa

Visita integra articulações de pré-campanha e aproximação com países do Golfo Pérsico
Jair Bolsonaro no interrogatório dos réus da trama golpista, sob olhares de Alexandre de Moraes e Paulo Gonet

Moraes autoriza visitas de Nikolas Ferreira e outros parlamentares a Bolsonaro

Encontros foram solicitados pela defesa do ex-presidente e acontecerão na Papudinha nos dias 18 e 21 de fevereiro