Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaCom saída de Toffoli do caso Master, STF tem...

Com saída de Toffoli do caso Master, STF tem chances de recuperar credibilidade

O jurista e professor de Direito Constitucional Gustavo Sampaio analisa a decisão do STF e próximos passos da corte

O ministro André Mendonça assumiu nesta quinta-feira (12/02) a relatoria das investigações relacionadas ao Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele foi sorteado para o caso após o ministro Dias Toffoli comunicar à Presidência da Corte que deixaria a condução do processo.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A decisão foi feita em conjunto pelos dez ministros do STF, após polêmicas e suspeitas de que Toffoli teria uma relação com Daniel Vorcaro, dono do banco Master.

Para o jurista Gustavo Sampaio, afastar Toffoli foi a melhor decisão para preservar o que já foi investigado até o momento: “A solução consensual tomada ontem pelo STF no caso do Banco Master foi a mais sensata, a mais prudente”.

“Se o tribunal acolhesse a arguição de suspeição formulada contra Toffoli, todos os atos praticados no curso das investigações sob o comando de Dias Toffoli poderiam ser considerados nulos. Isso geraria um anticlimax, uma grande frustração do povo brasileiro em saber que todo o esforço da Polícia Federal teria sido invalidado”, afirmou Gustavo Sampaio, que também é professor de direito constitucional, em entrevista à TMC.

Ele explica que a reunião consensual e a renúncia do ministro Dias Tofolli contribui para ,elhorar a credibilidade do STF: “Com isso, o Supremo Tribunal Federal saiu um tanto debaixo daquela nuvem de crise na qual ele se encontrava mergulhado. Hoje a corte tem condições de recuperar bastante a sua credibilidade, pelo menos neste momento, sair da atmosfera de crise, deste momento difícil em que o tribunal esteve debaixo de tantas observações e críticas por parte, da população brasileira, naturalmente. Está resolvida a questão no momento”, analisa o jurista.

Os próximos passos no caso agora envolvem decisões do ministro André Mendonça em relação a manter o caso no STF ou enviar o caso para primeira instância.

Leia mais: Mendonça convoca delegados da PF para reunião sobre fraudes do Banco Master

Veja mais no Youtube da TMC:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Entrada do Banco Master

Mendonça convoca delegados da PF para reunião sobre fraudes do Banco Master

Ministro assumiu relatoria do inquérito após afastamento de Dias Toffoli; intuito do encontro é obter um panorama geral sobre o andamento do caso
Quem é André Mendonça, ministro do STF que assumiu relatoria do caso Master

Quem é André Mendonça, ministro do STF que assumiu relatoria do caso Master

Indicado por Bolsonaro, ministro substitui Dias Toffoli e agora acumula dois inquéritos sobre irregularidades no sistema financeiro
Ministro do STF Dias Toffoli

Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado, três relacionados ao caso Master

Os pedidos relacionados ao Banco Master foram apresentados em 26 de janeiro, 3 de fevereiro e 6 de fevereiro de 2026
André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

Ministros afastam suspeição e validam atos já praticados no processo