O embarque de parlamentares governistas em apoio à instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre as fraudes do Banco Master foi assunto numa entrevista com o senador Rogério Carvalho (PT), nesta quarta-feira (04/02), no TMC 360.
Segundo o Carvalho, há interesse do governo na investigação sobre o Master e, com algumas ligações, é possível conseguir, até a próxima semana, as assinaturas necessárias para a instalação de uma CPI no Senado.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
“Eu coloquei requerimento, agora no início do ano, de uma CPI. Ontem, no primeiro dia real de atividades, nós recebemos 18 assinaturas, ou seja, eu preciso, neste momento, de nove assinaturas para poder colocar essa CPI em funcionamento. Se eu, hoje, fizer algumas ligações e pedir, a gente consegue essas assinaturas. Acredito que, semana que vem, a gente já tenha assinaturas para uma CPI, aqui no Senado”, explicou Carvalho.
A resposta do senador foi a uma pergunta da jornalista Daniela Lima, colunista da TMC. Na conversa, ela contextualizou uma fala do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), sobre ressalvas do uso político da CPI do Banco Master em ano eleitoral. Carvalho, porém, entendeu que o colega foi generalista, visto a atuação da oposição nessas comissões contra o Planalto.
“O Guimarães fez uma fala genérica. Nós, neste momento, temos clareza de que é importante investigar e que não dá para a gente, em nome de uma precaução pré-eleitoral, não entrar de cabeça numa investigação como essa”, considerou o senador.
CPI e CPMI
Na última segunda-feira (02/02), o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSD-DF) protocolou um pedido de instalação de uma CPI sobre o Banco Master na Câmara. Em nota, o parlamentar disse que a proposta tem 201 assinaturas de apoio.
O foco da comissão será a negociação de R$ 12 bilhões em títulos e carteiras de crédito entre o Banco Master e o Banco de Brasília (BRB). O prejuízo ao banco público pode ser de, ao menos, R$ 5 bilhões.
Leia mais: Daniela Lima: família Vorcaro lesa fundos de previdência de estados e municípios desde 2018
Com as assinaturas necessárias, cabe à presidência da Câmara autorizar a instalação da comissão.
A oposição também avança nesse sentido. O deputado Carlos Jordy (PL) pediu a instalação de uma comissão mista (CPMI), na última terça-feira (03/02). O requerimento recebeu apoio de pelo menos 238 deputados e 42 senadores. Apenas um petista, o senador Fabiano Contarato (ES), subscreveu a proposta.
