Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDecisão sobre extradição de Zambelli é adiada para janeiro...

Decisão sobre extradição de Zambelli é adiada para janeiro de 2026

Pedido de adiamento foi feito pela defesa da ex-deputada

A Corte de Apelação de Roma, na Itália, decidiu, nesta quinta-feira (18/12), adiar pela terceira vez o julgamento sobre a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli. 

Agora, a audiência que decide se Zambelli vai cumprir ou não a pena no Brasil será realizada no dia 20 de janeiro de 2026. O pedido para que a decisão seja adiada foi feito pelos advogados de Zambelli. 

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A defesa da ex-deputada pediu o adiamento para ter mais tempo para analisar os novos documentos do caso sobre o local onde Zambelli ficará presa caso seja extraditada, enviados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à justiça italiana. 

A corte aceitou o pedido e por isso, o julgamento foi adiado. 

A documentação do STF diz que Zambelli deve ficar presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal e relata as condições do local. Segundo o documento, não houve rebelião na penitenciária e que as detentas recebem atendimento médico e fazem cursos técnicos.

Em outubro deste ano, o Ministério Público Italiano já tinha dado parecer favorável à extradição de Zambelli.

Relembre a condenação de Zambelli

A ex-deputada foi condenada, em maio deste ano,  a 10 anos de prisão pela invasão dos sistemas e pela adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Depois da decisão da Primeira Turma do STF, Zambelli fugiu para a Itália em maio e agora é considerada foragida da Justiça brasileira. A justiça italiana, por sua vez, decidiu mantê-la presa durante o julgamento. 

Carla Zambelli renunciou ao mandato de deputada federal no último domingo (14/12), após o STF determinar a perda imediata do mandato de Zambelli.

Leia mais: “Foi uma decisão técnica”, diz defesa de Carla Zambelli sobre renúncia

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid