Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDe volta pra minha terra: MP da Itália dá...

De volta pra minha terra: MP da Itália dá sinal verde para extraditar Zambelli

Zambelli foi presa em julho, em Roma, enquanto tentava escapar de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

O Ministério Público da Itália deu, nesta terça-feira (22), parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o governo brasileiro no pedido enviado às autoridades italianas. Ainda não há prazo definido para que a Justiça da Itália bata o martelo sobre o caso.

Zambelli foi presa em julho, em Roma, enquanto tentava escapar de um mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com cidadania italiana, a parlamentar deixou o Brasil em busca de asilo político após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.

As investigações apontam Zambelli como mentora do ataque, que resultou na criação de um mandado de prisão falso contra Moraes. O hacker Walter Delgatti admitiu ter feito o trabalho a mando da deputada.

O pedido de extradição foi oficializado pelo STF em 11 de junho e encaminhado pelo Itamaraty ao governo italiano.

Enquanto aguarda a decisão da Justiça europeia, Zambelli também responde a um processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid