Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDefesa de Bolsonaro entra com novo recurso mesmo após...

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso mesmo após conclusão de ação e início da pena

Recurso, conhecido como embargos infringentes, tem por objetivo provocar o reexame de uma decisão de tribunal

A defesa de Jair Bolsonaro apresentou nesta sexta-feira (28/11) um novo recurso com o pedido de reavaliação do processo que levou o ex-presidente a ser condenado por tentativa de golpe de Estado, mesmo após a ação penal já ter sido concluída e ele já ter começado a cumprir pena.

O recurso, conhecido como “embargos infringentes”, tem por objetivo provocar o “reexame” de uma decisão de tribunal, mas apenas quando o julgamento não tiver um resultado unânime.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A defesa do ex-presidente alega que o processo poderia ser rediscutido porque, quando do julgamento em setembro que condenou Bolsonaro, o ministro Luiz Fux apresentou um voto por sua absolvição.

Os advogados apontam que, ainda que conheçam o entendimento atual do STF de que seria necessário ao menos dois votos divergentes na turma, o caso comporta a evolução dessa compreensão.

Eles alegam que houve antecipação do trânsito em julgado antes do fim do prazo para a interposição dos embargos infringentes. Argumentam que a iniciativa violou garantias constitucionais e tratados internacionais, como o Pacto de São José da Costa Rica.

Na terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Bolsonaro começasse a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

Moraes decidiu pelo cumprimento imediato da pena de prisão do ex-presidente após a defesa de Bolsonaro optar por não apresentar, no dia anterior, novos embargos de declaração diante da rejeição do primeiro recurso do tipo.

Na ocasião, o próprio Moraes adiantou que não havia a possibilidade de se aceitar a apresentação de embargos infringentes.

Bolsonaro estava preso preventivamente desde sábado após ter descumprido medidas cautelares. Ele tentou violar a tornozeleira eletrônica e Moraes entendeu que havia risco de fuga.

Leia Mais: Tarcísio troca comando da Secretaria de Segurança; Nico Gonçalves assume lugar de Derrite

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid