O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) participou nesta quarta-feira (11/02) do TMC 360. Durante a entrevista o senador detalhou sobre a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a tramitação do acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia.
“Esse acordo são de dois blocos de países. Um é o Mercosul, formado por quatro países e o outro União Europeia, 27 países, imagina conciliar os interesses de todos eles? É lógico que uma unanimidade é praticamente impossível daí as divergências que têm, principalmente dos países da Europa que vão receber a competitividade do setor do agronegócio brasileiro”, contextualizou.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Trad falou sobre benefícios que o acordo irá trazer para o Brasil. “Seja qual for o setor envolvido, vai haver uma redução da carga tributária e em alguns deles a isenção total de impostos no sentido de promover o incentivo ao multilateralismo. O mérito principal é ter uma oportunidade de negócio com vários outros países. É uma defesa de oportunidade que esse acordo vai gerar principalmente quem tem negócio de exportação mundo a fora”.
O presidente da CRE vai se reunir com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin nesta quarta-feira (11/02) e adiantou que deve organizar um grupo de trabalho com técnicos do ministério para ajudar na implantação do acordo.
“Vamos aproveitar essa onda positiva no âmbito do Mercosul, que todos os países estão concordando, e no âmbito da presidente da União Europeia para gente fazer nossa parte e fazer a implantação. Vamos também organizar um grupo de trabalho com assessores legislativos e senadores que quiserem participar e convidar o grupo técnico do vice-presidente”, contou.
