Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueFim da escala 6x1 entra na lista de prioridades...

Fim da escala 6×1 entra na lista de prioridades da Câmara dos Deputados

Presidente da Casa incluiu também regulação do trabalho por aplicativos na agenda legislativa do semestre durante discurso na abertura do ano legislativo em Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), definiu o debate sobre o fim da jornada de trabalho 6×1 como uma das prioridades da agenda legislativa para este semestre. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (02/02), durante seu discurso na abertura do ano legislativo em Brasília. Motta também incluiu nas prioridades as discussões sobre a regulação do trabalho por aplicativos.

“Devemos acelerar também o debate sobre a PEC 6×1, com equilíbrio e responsabilidade, ouvindo trabalhadores e empregadores”, afirmou o presidente da Câmara durante seu pronunciamento.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Atualmente, o Congresso Nacional analisa diferentes projetos de lei sobre a redução de jornada e fim da escala 6×1. As propostas tramitam simultaneamente na Câmara dos Deputados e no Senado, com abordagens distintas para a questão.

Em dezembro de 2025, uma subcomissão especial da Câmara que analisa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovou a redução gradual da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais, mas não aceitou o fim da escala 6×1.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, por sua vez, aprovou no início de dezembro uma proposta mais ampla. O texto inclui o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso e reduz a jornada das atuais 44 horas para 36 horas semanais, ambas sem redução salarial. Esta proposta seguirá para votação no plenário do Senado.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), indicou a possibilidade de o governo federal apresentar um projeto próprio sobre o tema.

“Vamos tentar dialogar para avançar nos projetos que estão aqui, mas não se descarta o próprio encaminhar o projeto de lei com esse tema. É uma hipótese possível, mas queremos dialogar com os presidentes da Casa”, explicou Rodrigues.

Na semana passada, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou que o governo estuda enviar um projeto para unificar as propostas já em tramitação no Congresso sobre o fim da escala 6×1 no Brasil. O governo espera a aprovação ainda no primeiro semestre de 2026.

Trabalho por aplicativos também será prioridade

Motta destacou que a regulação do trabalho por aplicativos também receberá atenção especial dos parlamentares nos próximos meses, atendendo a outro interesse do governo federal.

“Vamos aprofundar as discussões sobre a relação entre trabalhadores de aplicativos e plataformas digitais, buscando conciliar produtividade, direitos e desenvolvimento. Essa tarefa é indispensável para preparar o Brasil para uma nova economia baseada em tecnologia, em inovação e em investimentos sustentáveis”, declarou o presidente da Câmara.

Outras prioridades legislativas

A agenda legislativa do semestre começa nesta segunda-feira (02/02) com a votação da Medida Provisória que instituiu o Programa Gás do Povo, que beneficia aproximadamente 15 milhões de famílias de baixa renda, conforme informou Motta.

Leia mais: Câmara aprova MP do Gás do Povo com 415 votos favoráveis e 29 contrários em Brasília

Para o período após o carnaval, está previsto o avanço na PEC da segurança pública e o combate ao feminicídio. Sobre este último tema, o presidente da Câmara foi enfático: “Esta Casa tem um compromisso com essa PEC. É nossa obrigação priorizar o combate ao feminicídio, em parceria com todos os Poderes. Uma agenda que não pode mais esperar”.

O tema do fim da escala 6×1 ganhou destaque na Mensagem ao Congresso entregue pelo presidente Lula no início da abertura dos trabalhos parlamentares, evidenciando a importância que o governo atribui à questão para os trabalhos legislativos de 2026.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

O ministro Alexandre de Moraes profere seu voto no julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4

Moraes suspende penas de militares da trama golpista após acordo penal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta segunda-feira (02/02) acordos de não persecução penal...
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Câmara aprova MP do Gás do Povo com 415 votos favoráveis e 29 contrários em Brasília

Programa substituirá Auxílio Gás e beneficiará 15,5 milhões de famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com voucher exclusivo para compra em estabelecimentos credenciados
Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso e pede aprovação rápida

Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso e pede aprovação rápida

Congresso retomou os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (2/2)
Homem de óculos na Câmara Municipal de São Paulo

Presidente da Câmara de SP pede licença de 38 dias para tratamento médico

Ricardo Teixeira, de 67 anos, solicitou licença não remunerada a partir desta terça-feira