A decisão que ordenou a prisão preventiva (veja a íntegra do documento abaixo) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste sábado (22/11), destaca tentativa de fuga após suposta violação da tornozeleira eletrônica. O documento assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda diz que uma manifestação convocada pelo senador Flávio Bolsonaro facilitaria a ação do político.
Na última sexta-feira (21/11), o senador convocou manifestantes pró-Bolsonaro orarem nas proximidades da casa do ex-presidente. Segundo o parlamentar, o ato seria uma “vigília pela saúde de Bolsonaro e pela liberdade do Brasil”.
A ordem de prisão, porém, além de perceber uma suposta facilitação para a fuga de Bolsonaro, viu o ato como um risco à ordem pública e ao cumprimento de mandados contra o ex-presidente.
Tentativa de romper tornozeleira
Na petição, Moraes destacou a informação do Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal de que Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica por volta de meia-noite.
“O Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal comunicou a esta SUPREMA CORTE a ocorrência de violação do equipamento de monitoramento eletrônico do réu JAIR MESSIAS BOLSONARO, às 0h08min do dia 22/11/2025. A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho”, escreveu o ministro.
Fuga de Ramagem e Zambelli
Moraes ainda relembrou a ida do deputado Alexandre Ramagem para os Estados Unidos, sem autorização da Justiça. O parlamentar está entre os condenados pela trama golpista, compondo o chamado “Núcleo 1” da ação penal, o mesmo de Bolsonaro. A fuga da deputada Carla Zambelli para a Itália, onde está presa e aguarda o processo de extradição, também foi citada no documento.
Leia mais: Bolsonaro foi preso por risco a ordem pública, diz Daniela Lima
A TMC tentou contatar a defesa do ex-presidente, mas ainda não obteve respostas até a publicação desta matéria.
