Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLewandowski comunicou consultoria jurídica a Lula antes de assumir...

Lewandowski comunicou consultoria jurídica a Lula antes de assumir Ministério, diz Gleisi

Ministra das Relações Institucionais afirmou que ex-ministro cumpriu exigências legais e que governo não interferiu nas investigações do Banco Master

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que Ricardo Lewandowski comunicou previamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre suas atividades de consultoria jurídica antes de assumir o cargo no governo federal.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (28/1) durante café da manhã com jornalistas em Brasília, após reportagem sobre pagamentos do Banco Master ao escritório vinculado ao ex-ministro da Justiça.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

De acordo com Gleisi, o ex-ministro cumpriu todos os requisitos legais necessários para ocupar o cargo público, incluindo o desligamento do escritório de advocacia e a suspensão de seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A ministra contestou informações publicadas pelo portal Metrópoles, esclarecendo que os serviços jurídicos prestados ao Banco Master aconteceram antes da posse de Lewandowski.

A reportagem havia informado que a instituição financeira teria pago cerca de R$ 5 milhões ao escritório de advocacia relacionado ao ex-ministro durante o período em que ele já estava à frente da pasta da Justiça.

Gleisi destacou que, enquanto Lewandowski comandava o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, foi preso, o que demonstraria ausência de interferência do governo nas investigações.

O governo não titubeou nas investigações do Banco Master“, afirmou a ministra durante o encontro com jornalistas.

Leia mais: Gleisi Hoffman defende que Fernando Haddad dispute eleições de 2026

Consulta ao Cadastro Nacional dos Advogados da OAB confirma que o nome de Ricardo Lewandowski não consta atualmente vinculado a escritórios de advocacia. Familiares do ex-ministro, entretanto, permanecem como sócios do escritório Lewandowski Advocacia, que teve empresas do grupo de Daniel Vorcaro entre seus clientes.

Reuniões com empresários

A ministra também comentou sobre os encontros entre o presidente Lula e o empresário Daniel Vorcaro. Segundo Gleisi, o chefe do Executivo realiza reuniões regulares com representantes de diversos setores econômicos, incluindo banqueiros, sem que isso interfira nas ações dos órgãos de controle brasileiros.

Gleisi ressaltou que a orientação do governo sempre foi manter as investigações e implementar medidas para coibir possíveis fraudes no sistema financeiro do Brasil.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Daniel Vorcaro falando ao microfone

CPMI do INSS marca depoimento de Vorcaro, do Banco Master, no dia 5 de fevereiro

Convocado desde dezembro, Daniel Vorcaro será ouvido em investigação sobre suspeitas de fraudes em crédito consignado envolvendo aposentados e pensionistas
Caso do cão Orelha movimenta o Congresso; entenda

Caso do cão Orelha movimenta o Congresso; entenda

Repercussão nacional do espancamento do animal une políticos de diferentes correntes e reacende debate sobre punição, ECA e endurecimento das leis contra maus-tratos
PM propõe visitas aos sábados e caminhadas para Bolsonaro

PM propõe visitas aos sábados e caminhadas para Bolsonaro

Corporação pede ao STF mudança no dia das visitas e autorização para caminhadas supervisionadas por razões de segurança e saúde
União Brasil divulga carta sobre saída de Caiado para o PSD

União Brasil divulga carta sobre saída de Caiado para o PSD

Em entrevista à TMC, Caiado diz que mudou de partido para ser candidato a presidente