Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaMoraes suspende penas de militares da trama golpista após...

Moraes suspende penas de militares da trama golpista após acordo penal

Integrantes do núcleo 3 pagarão multa e prestarão serviços à comunidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta segunda-feira (02/02) acordos de não persecução penal firmados com dois militares das Forças Especiais do Exército, integrantes do chamado Núcleo 3 da trama golpista investigada após as eleições de 2022. Conhecidos como “kids pretos”, eles foram condenados por crimes considerados menos graves no julgamento da ação.

Os beneficiados são o coronel Márcio Nunes de Resende Júnior e o tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior. Pelo acordo, as penas de prisão aplicadas — 3 anos e 5 meses para Márcio Nunes e 1 ano e 11 meses para Ronald Ferreira, ambas em regime inicial aberto — ficam suspensas, desde que sejam cumpridas as condições estabelecidas.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Entre as exigências estão o pagamento de R$ 20 mil a título de reparação de danos, o cumprimento de 340 horas de prestação de serviços comunitários e a participação presencial no curso “Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado”, com carga horária de 12 horas. Os militares também ficam proibidos de utilizar redes sociais durante a vigência do acordo.

O acordo de não persecução penal é previsto em lei para casos de crimes sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a quatro anos, permitindo a substituição do processo penal pelo cumprimento de medidas alternativas.

No julgamento, a Primeira Turma do STF entendeu que não houve provas suficientes para enquadrar os dois militares nos crimes mais graves apontados inicialmente pela Procuradoria-Geral da República (PGR), como participação direta no plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa ações contra autoridades. Ainda assim, o colegiado considerou comprovada a atuação dos réus na incitação à animosidade entre as Forças Armadas, a população e os Poderes da República, além da prática de associação criminosa.

Leia mais: Fachin confirma Cármen Lúcia como relatora do código de ética do STF

O descumprimento das condições ou a prática de novos crimes pode levar à revogação do acordo e à retomada da execução das penas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Fim da escala 6×1 entra na lista de prioridades da Câmara dos Deputados

Presidente da Casa incluiu também regulação do trabalho por aplicativos na agenda legislativa do semestre durante discurso na abertura do ano legislativo em Brasília
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Câmara aprova MP do Gás do Povo com 415 votos favoráveis e 29 contrários

Programa substituirá Auxílio Gás e beneficiará 15,5 milhões de famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com voucher exclusivo para compra em estabelecimentos credenciados
Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso e pede aprovação rápida

Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso e pede aprovação rápida

Congresso retomou os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (2/2)
Homem de óculos na Câmara Municipal de São Paulo

Presidente da Câmara de SP pede licença de 38 dias para tratamento médico

Ricardo Teixeira, de 67 anos, solicitou licença não remunerada a partir desta terça-feira