Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaRelator do PL da Dosimetria defende reconciliação nacional em...

Relator do PL da Dosimetria defende reconciliação nacional em parecer

Deputado Paulinho da Força apresentou documento após consultas com partidos e afirmou que país não pode ficar "prisioneiro do passado recente"

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) leu seu parecer sobre o Projeto de Lei da Dosimetria na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (09/12). O parlamentar, que atua como relator da proposta, apresentou o documento após quase três meses de consultas com diferentes bancadas partidárias, defendendo que a iniciativa busca estabelecer um caminho de equilíbrio para o país.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Esse projeto não é um gesto de esquecimento, é um gesto de reconciliação. É o reconhecimento de que o país não pode viver eternamente prisioneiro do seu passado recente”, declarou Paulinho durante sua exposição no plenário da Câmara, em Brasília.

O deputado mencionou ter visitado todas as representações partidárias para construir um texto que contemplasse diferentes perspectivas políticas. Em seu discurso, agradeceu a colaboração de diversos parlamentares, incluindo o deputado Eros Biondini (PL-MG), o presidente do PL Valdemar da Costa Neto, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-presidente Michel Temer (MDB), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), além dos presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do Republicanos, Marcos Pereira.

Ao caracterizar o cenário atual do Brasil, o relator apontou divisões em múltiplos âmbitos sociais. “Nas ruas, nas redes, nas famílias”, disse ele, referindo-se aos espaços onde existem “feridas abertas”. Segundo o parlamentar, “a política perdeu o sentido do encontro e se transformou em campo de batalha”.

Leia Mais: Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

“Estamos propondo um caminho de equilíbrio, de dosimetria, de humanidade. Um caminho que devolva à nação o direito de respirar um novo tempo”, afirmou o deputado em sua conclusão. Ele acrescentou que “o Brasil não aguenta mais viver em guerra consigo próprio. E é dever de cada um de nós ajudar a curar essas feridas”.

A data de votação do projeto e os próximos passos do processo legislativo ainda não foram divulgados após a apresentação do parecer.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid