O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), solicitou licença de 38 dias do cargo para tratamento médico. O afastamento começa nesta terça-feira (3), mesmo dia em que a Casa retoma suas atividades legislativas após o recesso parlamentar. Durante sua ausência, o vereador João Jorge (MDB), primeiro vice-presidente, assumirá interinamente a presidência.
Teixeira, de 67 anos, está em tratamento contra herpes zoster, uma infecção viral causada pela reativação do vírus da catapora que permanece inativo no organismo por longos períodos. Segundo informações do G1, o período de licença não remunerada passa a valer a partir desta terça-feira (3/2), quando ocorre a primeira sessão legislativa do ano. A doença geralmente se manifesta em pessoas com mais de 50 anos que apresentam quadro de baixa imunidade.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Embora o tratamento seja por questões de saúde, o requerimento protocolado na Casa solicitou a licença para “cuidar de assuntos pessoais”. A herpes zoster provoca inflamações na pele e causa dores durante o período de recuperação, que normalmente varia entre duas e quatro semanas.
O presidente havia sido reeleito em dezembro de 2025 para seu segundo mandato consecutivo à frente da Câmara Municipal. Com o apoio da base do prefeito Ricardo Nunes (MDB), Teixeira conquistou a reeleição após um embate com o próprio partido, que tentou emplacar outra candidatura, mas acabou recuando. A licença coincide com o fim do recesso parlamentar, que ocorre em dois períodos do ano: de 15 de dezembro a 31 de janeiro e de 1º a 31 de julho.
“O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), solicitou licença para fins particulares por 38 dias, sem remuneração, a partir de 3 de fevereiro. Ele vai tratar da saúde. O primeiro vice, João Jorge (MDB), assume a presidência interinamente no período”, informou a assessoria da Câmara em comunicado oficial.
A primeira sessão plenária de 2026 está marcada para as 15h desta terça-feira no Plenário 1º de Maio. Além da reunião principal, a Casa retomará as atividades das Comissões Parlamentares de Inquérito.
Das cinco CPIs em andamento na Câmara Municipal, duas já têm encontros agendados para esta terça-feira: a CPI da Íris, às 10h30 no Plenário 1º de Maio, e a CPI do Jockey Club, às 13h no Salão Nobre, localizado no 8º andar do edifício.
Não foram divulgados detalhes específicos sobre o tratamento ao qual Teixeira está sendo submetido, além da informação de que se trata de herpes zoster.
Ano passado, Teixeira chegou a ficar afastado por cerca de uma semana da Presidência da Câmara Municipal após receber um diagnóstico de Burnout, caracterizado por um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, cuja principal causa é o excesso de trabalho. Na ocasião, ele relatou: “Eu tive um pico de estresse. Desandou tudo. Estava trabalhando de segunda a segunda, a gente acha que o organismo aguenta, né? Mas mexeu com a pressão, com o nível do açúcar, com o intestino, o sono, alimentação. Foi terrível”.
Leia Mais: Lula destaca fim da escala 6×1 e regulação de trabalho por aplicativos em mensagem ao Congresso
