Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaPresidentes da Câmara e Senado não participarão de ato...

Presidentes da Câmara e Senado não participarão de ato pelos três anos do 8 de janeiro

Motta e Alcolumbre estarão ausentes da cerimônia em defesa da democracia no Planalto que marca aniversário dos ataques às sedes dos Três Poderes

Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) estarão ausentes do evento em defesa da democracia organizado pelo governo federal nesta quinta-feira (08/01) no Palácio do Planalto. A cerimônia marca o terceiro aniversário dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

O Poder Legislativo não programou nenhuma celebração própria para lembrar a data em 2026, enquanto o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto mantiveram a tradição de marcar o evento. A ausência dos líderes do Congresso Nacional acontece em um contexto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar o projeto que concede anistia aos participantes dos ataques golpistas.

 Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O padrão de ausência se repete desde 2024. O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também não compareceu aos atos realizados nos dois anos anteriores. No primeiro ano após os ataques, Lira justificou sua falta alegando problemas de saúde com um familiar.

Em 2024, o primeiro ato em defesa da democracia foi realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, com a presença apenas do então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), representando o Legislativo. No ano seguinte, quando a cerimônia foi transferida para o Palácio do Planalto, nem Pacheco nem Lira compareceram, e o Senado foi representado pelo então vice-presidente Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

O Congresso Nacional foi o primeiro prédio atacado durante os eventos de 8 de janeiro de 2023. Na Câmara dos Deputados, foram destruídos mais de 400 computadores, além de televisores, telefones, móveis e obras de arte. Um estudo conjunto da Polícia Federal com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais identificou 186 peças artísticas danificadas nos ataques, parte delas localizadas na Câmara e no Senado. O valor das obras afetadas nos três prédios (Congresso, STF e Planalto) totaliza R$ 20 milhões, com prejuízo material estimado em R$ 12 milhões.

Ainda não está definido se o presidente Lula vetará o projeto de anistia durante a cerimônia ou em outro momento.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais