Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicanos, encerrou uma entrevista coletiva abruptamente sem responder a um questionamento sobre a investigação que atinge Felício Ramuth, seu vice-governador. O político do PSD e sua esposa, Vanessa, são investigados em Andorra por suspeita de lavagem de dinheiro. O episódio ocorreu neste sábado (21/02), após a inauguração de uma Praça da Cidadania em Embu das Artes, na região metropolitana paulista.
A assessoria de comunicação do governo paulista havia informado aos jornalistas que Tarcísio responderia a uma pergunta por veículo de imprensa, seguindo uma fila previamente estabelecida. Os profissionais foram orientados a informar os temas de seus questionamentos. A Folha comunicou que pretendia perguntar sobre as apurações envolvendo Ramuth.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O governador respondeu a cinco perguntas de outros veículos. Na última questão, ele foi perguntado sobre o deputado Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, e as apurações do Banco Master. Após responder sobre esse tema, mesmo com a assessoria sinalizando que era a vez da pergunta da Folha, Tarcísio encerrou abruptamente a entrevista e se afastou rapidamente dos jornalistas.
Felício Ramuth e sua esposa são alvo de apurações em Andorra, país europeu localizado entre a França e a Espanha. As investigações indicam que o casal teria movimentado mais de US$ 1,6 milhão em uma conta no AndBank. O valor corresponde a R$ 8,3 milhões na cotação atual. As transferências envolvem “fundos procedentes de atividades ilícitas”. A investigação foi revelada na sexta-feira (20/02) pelo Metrópoles, e confirmada posteriormente pela Folha.
Ramuth pretende se candidatar novamente como vice de Tarcísio para a eleição de 2026 ao governo paulista. Ele é visto pelo entorno do governador como um dos favoritos para a chapa. Outro cotado para a posição é André do Prado, do PL, presidente da Assembleia Legislativa.
Leia mais: Advogados de Bolsonaro pedem ao STF sessões de estímulo elétrico craniano na Papudinha
Na sexta-feira, o vice-governador negou qualquer irregularidade. Ele afirmou ter prestado todos os esclarecimentos necessários às autoridades de Andorra. Ramuth também disse que todos os recursos foram devidamente declarados à Receita Federal.
O Governo de São Paulo informou à Folha que não há processo aberto no Brasil sobre o caso: “Não existe acusação contra o vice-governador e sua esposa, e nem processo aberto no Brasil, mas sim uma investigação a respeito do referido banco AndBank. Todos os esclarecimentos sobre o caso já foram prestados diretamente em Andorra, não havendo nova oitiva agendada e nem fato novo. Todos os recursos foram devidamente declarados, bem como todos os impostos pagos.”
