Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaTarcísio muda Casa Civil após se afastar de Flávio...

Tarcísio muda Casa Civil após se afastar de Flávio Bolsonaro

Troca no comando político do governo paulista ocorre após desgaste com o bolsonarismo e reforça busca por autonomia de olho em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), promoveu nesta quinta-feira (22/01) uma mudança no comando da Casa Civil, movimento que ocorre em meio a um afastamento crescente em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a uma crise com setores do bolsonarismo.

O então chefe da Casa Civil, Arthur Lima, deixou o cargo e foi deslocado para a Secretaria da Justiça. Para o seu lugar, Tarcísio nomeou Roberto Carneiro, presidente estadual do Republicanos, pasta responsável pela articulação política do governo paulista.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A troca ocorre dias após o governador cancelar uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O encontro, inicialmente previsto para 22 de janeiro, foi remarcado para o dia 29, após gerar forte reação entre aliados bolsonaristas.

Nos bastidores, o cancelamento foi interpretado como um sinal claro de distanciamento em relação ao grupo político de Flávio Bolsonaro, que vem pressionando Tarcísio a declarar apoio explícito à candidatura do senador à Presidência da República em 2026. A decisão de não comparecer à visita ganhou ainda mais repercussão quando a agenda oficial do governador indicou apenas “despachos internos” no dia do compromisso.

Aliados do governador afirmam que a relação entre Tarcísio e Flávio Bolsonaro se deteriorou nos últimos meses, marcada por divergências estratégicas e tentativas de interferência na condução política do governo paulista. Tarcísio teria buscado manter uma postura de autonomia, evitando se vincular antecipadamente à disputa presidencial.

Em manifestação pública, o governador negou qualquer movimento em direção ao Planalto e reafirmou que será candidato à reeleição em São Paulo. “Sou candidato à reeleição ao governo do estado de São Paulo. Qualquer informação diferente disso é especulação”, escreveu em rede social. No mesmo comunicado, confirmou a nova data da visita a Jair Bolsonaro e declarou gratidão ao ex-presidente, o que foi interpretado como uma tentativa de diferenciar a relação pessoal com Bolsonaro do embate político com Flávio.

A mudança na Casa Civil também reflete críticas internas à atuação de Arthur Lima, considerado próximo de Tarcísio, especialmente por dificuldades na articulação com prefeitos e na liberação de recursos para municípios do interior, o que aumentou o desgaste político da gestão.

O novo chefe da Casa Civil, Roberto Carneiro, é próximo do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e mantém boa relação com o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD). A escolha é vista como um movimento para reforçar a articulação institucional e reduzir a dependência do governo paulista em relação ao núcleo bolsonarista.

Leia mais: Tarcísio de Freitas anuncia que disputará reeleição em SP e reafirma lealdade a Bolsonaro

Apesar de manter publicamente a lealdade a Jair Bolsonaro, Tarcísio tem sinalizado, segundo aliados, que não aceitará pressões eleitorais antecipadas, especialmente vindas de Flávio Bolsonaro, buscando preservar seu capital político no estado e manter margem de manobra para 2026.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais