Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEm decisão unânime, Supremo Tribunal Federal rejeita recurso e...

Em decisão unânime, Supremo Tribunal Federal rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro

Os ministros julgaram improcedente o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente; advogados ainda podem recorrer

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta sexta-feira (07/11), o recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em decisão unânime, os quatro ministros decidiram manter a condenação de 27 anos e 3 meses de prisão na trama golpista.

Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia decidiram seguir o voto do ministro-relator Alexandre de Moraes. O ministro Fux, que integrava este colegiado, pediu para sair da Primeira Turma e se transferir para a Segunda. O pedido foi acatado pelo presidente do STF, ministro Edson Fachin. Com a mudança, Fux, que foi um voto destoante da maioria durante o julgamento do mérito da ação da trama golpista, não pode votar durante a apreciação do recurso.

Os embargos de declaração têm como objetivo pedir esclarecimentos sobre falhas, oposições e ambiguidades nos votos e não tem poder de mudar a decisão, mas poderia diminuir a pena de Bolsonaro.

Quando Bolsonaro será preso

Ainda não existe uma data para o início do cumprimento da sentença condenatória. O ex-presidente já se encontra em prisão domiciliar por determinação do próprio Moraes. A defesa de Bolsonaro ainda pode recorrer da decisão tomada nesta sexta pela Primeira Turma.

Só após o STF decretar o trânsito em julgado da ação penal, ou seja, quando não há mais possibilidade de recorrer, é que Moraes poderá decretar o início imediato da pena e o local adequado para isto, que poderá ser uma penitenciária comum.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Plenário do Senado

Senado analisa projetos de lei para limitar uso de recursos públicos no Carnaval

Parlamentares discutem propostas que estabelecem punições para escolas de samba, criam teto para contratações artísticas e outras
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira