Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaVorcaro confirma que teve reuniões com Ibaneis Rocha sobre...

Vorcaro confirma que teve reuniões com Ibaneis Rocha sobre venda de banco

Banqueiro afirmou à PF que encontros com o governador do DF abordaram assuntos institucionais

O banqueiro Daniel Vorcaro confirmou que se reuniu com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para tratar da possível venda de ativos do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB). A informação consta em depoimento prestado à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) em 30 de dezembro de 2025, cujo sigilo foi recentemente removido pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante o depoimento, Vorcaro descreveu os encontros com o governador do DF como “conversas institucionais”. O banqueiro detalhou a natureza dessas reuniões à delegada Janaina Palazzo, responsável pela investigação.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

“Conversei em algumas poucas oportunidades. O governador já foi a minha casa uma vez e eu já fui na casa dele. Nos encontramos poucas vezes, para conversas institucionais“, afirmou Vorcaro.

Quando questionado sobre suas relações com políticos, o banqueiro evitou especificar nomes. Ele negou que suas conexões políticas tivessem influenciado a negociação entre o Banco Master e o BRB.

“Tenho amigos de todos os poderes. Não consigo nominar individualmente quem frequentava a minha casa. Não vejo qual a relação com o caso. As relações políticas não tiveram a ver com esse caso do BRB“, declarou o banqueiro.

O caso está vinculado à Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF em novembro de 2025. A operação investiga a concessão de créditos fraudulentos pelo Banco Master e a tentativa de compra da instituição pelo banco público do Distrito Federal.

As reuniões entre Vorcaro e Ibaneis Rocha vieram a público na semana passada. Após a divulgação das reportagens, o governador do DF confirmou que os encontros aconteceram, mas negou ter tratado sobre a operação envolvendo o Banco Master.

A investigação sobre as supostas fraudes no Banco Master tramita atualmente no STF. A transferência do caso para a Corte foi determinada pelo ministro Toffoli em dezembro de 2025, após a menção a um deputado federal nas investigações, o que atraiu a competência para o Supremo devido ao foro privilegiado.

Leia mais: CPMI do INSS pressiona e quer obrigar dono do Banco Master a depor

De acordo com as investigações da PF, as fraudes atribuídas ao Banco Master podem chegar a R$ 17 bilhões. A Operação Compliance Zero teve como alvo, além de Vorcaro, outros acusados envolvidos no esquema de concessão de créditos falsos.

O ministro Toffoli também retirou o sigilo do depoimento do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, ouvido no mesmo inquérito que investiga as fraudes no Banco Master.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Jair Bolsonaro no interrogatório dos réus da trama golpista, sob olhares de Alexandre de Moraes e Paulo Gonet

Moraes autoriza visitas de Nikolas Ferreira e outros parlamentares a Bolsonaro

Encontros foram solicitados pela defesa do ex-presidente e acontecerão na Papudinha nos dias 18 e 21 de fevereiro
Na Papudinha, Bolsonaro tem rotina de caminhadas e fisioterapia

Na Papudinha, Bolsonaro tem rotina de caminhadas e fisioterapia

Relatório detalhou a rotina de Bolsonaro por 13 dias na Papudinha
Bolsonaro pede ao STF para receber visita de Nikolas Ferreira e outros parlamentares do PL

Bolsonaro pede ao STF para receber visita de Nikolas Ferreira e outros parlamentares do PL

Defesa do ex-presidente solicita a Alexandre de Moraes permissão para encontros com quatro políticos da legenda
Tarcísio rebate críticas sobre relação com Bolsonaro e diz que decisão é “gratidão”

Tarcísio rebate críticas sobre relação com Bolsonaro e diz que decisão é “gratidão”

Governador de São Paulo respondeu a comentários de Gilberto Kassab, que sugeriu necessidade de manter identidade política própria