Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC São PauloEstudo aponta que SP tem 30 dos 100 melhores...

Estudo aponta que SP tem 30 dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil

Levantamento analisou unidades com mais de 50 leitos nas redes federal, estadual e municipal do SUS

O estado de São Paulo possui 30 hospitais entre os 100 melhores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, segundo levantamento nacional sobre a qualidade da rede pública de saúde. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (6), após análise de dados do Sistema de Informações Hospitalares entre agosto de 2024 e julho de 2025. As unidades paulistas selecionadas estão distribuídas pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) elaborou a pesquisa em parceria com a Opas/OMS, o Instituto Ética Saúde, o Conass e o Conasems. Foram avaliados apenas hospitais com mais de 50 leitos que oferecem atendimento 100% pelo SUS nas redes federal, estadual e municipal.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Para identificar as unidades de excelência, os avaliadores analisaram indicadores como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, disponibilidade de UTIs e tempo médio de internação. O estudo excluiu unidades psiquiátricas e de longa permanência.

Na capital São Paulo, nove instituições integram a lista, incluindo o Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Hospital Municipal Carmen Prudente, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e o Hospital Municipal M Boi Mirim.

A Grande São Paulo contribuiu com nove hospitais para o ranking, entre eles o Hospital da Mulher e o Hospital de Clínicas Municipal, ambos em São Bernardo do Campo, além do Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Estadual Prof.

O interior e o litoral paulista somam 12 unidades na lista, como o Hospital das Clínicas da Unicamp em Campinas, o Hospital de Base de Bauru, o Hospital Regional de Cotia, o Hospital Regional Jorge Rossmann em Itanhaém, o Hospital Regional de Jundiaí, o Hospital Regional de Piracicaba e o Complexo Hospitalar dos Estivadores em Santos.

O médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto, explica o destaque do estado no ranking. “A presença de um número expressivo de hospitais paulistas entre os 100 melhores evidencia que o SUS pode oferecer serviços de alta qualidade quando há boa gestão e avaliação permanente“, afirma.

Os hospitais selecionados representam diferentes níveis de atendimento dentro do SUS, incluindo unidades de grande porte e alta complexidade em diversas especialidades médicas. A classificação específica de cada hospital dentro do ranking dos 100 melhores ainda não foi divulgada pelos organizadores.

Leia mais: Isenção de IPTU: quem tem direito e como solicitar

As instituições agora passarão por uma nova fase de avaliação, que incluirá pesquisas independentes de satisfação dos pacientes, análises de compliance e verificação da eficiência na gestão de recursos. Este processo determinará os 10 melhores hospitais públicos do Brasil.

O resultado final será anunciado em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

De acordo com a Sabesp, a queda no fornecimento de energia impede o bombeamento de água para as residências
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas