O estado de São Paulo possui 30 hospitais entre os 100 melhores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, segundo levantamento nacional sobre a qualidade da rede pública de saúde. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (6), após análise de dados do Sistema de Informações Hospitalares entre agosto de 2024 e julho de 2025. As unidades paulistas selecionadas estão distribuídas pela capital, Grande São Paulo, interior e litoral.
O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) elaborou a pesquisa em parceria com a Opas/OMS, o Instituto Ética Saúde, o Conass e o Conasems. Foram avaliados apenas hospitais com mais de 50 leitos que oferecem atendimento 100% pelo SUS nas redes federal, estadual e municipal.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Para identificar as unidades de excelência, os avaliadores analisaram indicadores como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, disponibilidade de UTIs e tempo médio de internação. O estudo excluiu unidades psiquiátricas e de longa permanência.
Na capital São Paulo, nove instituições integram a lista, incluindo o Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Hospital Municipal Carmen Prudente, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e o Hospital Municipal M Boi Mirim.
A Grande São Paulo contribuiu com nove hospitais para o ranking, entre eles o Hospital da Mulher e o Hospital de Clínicas Municipal, ambos em São Bernardo do Campo, além do Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Estadual Prof.
O interior e o litoral paulista somam 12 unidades na lista, como o Hospital das Clínicas da Unicamp em Campinas, o Hospital de Base de Bauru, o Hospital Regional de Cotia, o Hospital Regional Jorge Rossmann em Itanhaém, o Hospital Regional de Jundiaí, o Hospital Regional de Piracicaba e o Complexo Hospitalar dos Estivadores em Santos.
O médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto, explica o destaque do estado no ranking. “A presença de um número expressivo de hospitais paulistas entre os 100 melhores evidencia que o SUS pode oferecer serviços de alta qualidade quando há boa gestão e avaliação permanente“, afirma.
Os hospitais selecionados representam diferentes níveis de atendimento dentro do SUS, incluindo unidades de grande porte e alta complexidade em diversas especialidades médicas. A classificação específica de cada hospital dentro do ranking dos 100 melhores ainda não foi divulgada pelos organizadores.
Leia mais: Isenção de IPTU: quem tem direito e como solicitar
As instituições agora passarão por uma nova fase de avaliação, que incluirá pesquisas independentes de satisfação dos pacientes, análises de compliance e verificação da eficiência na gestão de recursos. Este processo determinará os 10 melhores hospitais públicos do Brasil.
O resultado final será anunciado em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.
