Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC São PauloÔnibus de SP vão aceitar pagamento via Bluetooth em...

Ônibus de SP vão aceitar pagamento via Bluetooth em 296 linhas municipais

Sistema funcionará pelo aplicativo Cittamobi com pagamento exclusivo via Pix, sem direito à integração com metrô e trens

Passageiros de 296 linhas de ônibus municipais de São Paulo podem pagar suas passagens usando tecnologia Bluetooth a partir de agora. A novidade foi anunciada pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (14/01) e está em fase de testes em 2,2 mil veículos da frota da capital paulista. O sistema funciona por meio do aplicativo Cittamobi.

Os ônibus equipados com a tecnologia Bluetooth estão identificados com adesivos na porta de embarque. Para utilizar o serviço, o passageiro precisa baixar o aplicativo Cittamobi, disponível tanto na Apple Store quanto no Google Play, e manter o Bluetooth do smartphone ativado.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Após instalar o aplicativo, o usuário deve acessar a aba “Primova Pay” no menu principal. Em seguida, na seção “Serviços”, é necessário selecionar “Comprar Passagens” e escolher entre as opções disponíveis: passagem avulsa ou pacotes de viagens diário, semanal ou mensal.

O pagamento das passagens é realizado exclusivamente via Pix. No momento do embarque, o passageiro precisa abrir o aplicativo, selecionar a passagem adquirida em “Suas Passagens” e aproximar o celular do equipamento de validação instalado no ônibus.

A Prefeitura de São Paulo esclarece que essa modalidade de pagamento não dá direito à integração entre ônibus e sistemas sobre trilhos, como trens e metrô. Os interessados podem consultar a lista completa das 296 linhas que aceitam o pagamento via Bluetooth no site oficial da administração municipal.

De acordo com a administração municipal, a implementação do pagamento via Bluetooth visa “reduzir o tempo de embarque, evitar a necessidade de manuseio de dinheiro em espécie e proporcionar maior conveniência tanto para os passageiros quanto para os operadores do transporte”.

Leia mais: IPTU de imóvel financiado: quem paga e como funciona

A Prefeitura planeja expandir a tecnologia para toda a frota de ônibus da capital, estimada em aproximadamente 12 mil veículos. O cronograma para essa expansão, no entanto, ainda não foi divulgado.

Vale lembrar que a tarifa de ônibus em São Paulo passou por um reajuste recente, subindo de R$ 5,00 para R$ 5,30 no dia 6 de janeiro deste ano.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

De acordo com a Sabesp, a queda no fornecimento de energia impede o bombeamento de água para as residências
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas