Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueSeis adolescentes tomam Clonazepan antes da aula e passam...

Seis adolescentes tomam Clonazepan antes da aula e passam mal em escola na Zona Sul de SP

Grupo de adolescentes, entre 12 e 15 anos, ingeriu o remédio fora da escola e apresentou sonolência em sala

Seis adolescentes, com idades entre 12 e 15 anos, passaram mal na manhã de quarta-feira (6/11) dentro de uma escola estadual na região do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, depois de ingerirem clonazepam — medicamento controlado usado para tratar ansiedade, convulsões e insônia.

Funcionário percebeu sonolência e chamou socorro

Segundo o Corpo de Bombeiros, um funcionário da Escola Estadual Júlio de Mesquita Filho notou que os alunos estavam sonolentos e acionou o resgate. Durante o atendimento, os próprios estudantes contaram que haviam tomado dois comprimidos cada, do lado de fora da escola. Pouco depois, começaram a passar mal dentro do prédio.

Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram até o local e aplicaram antídotos nos adolescentes. Nenhum deles chegou a desmaiar. Dois apresentavam sintomas mais fortes, enquanto os outros quatro estavam apenas sonolentos.

Leia mais: Combata ansiedade e estresse com a ajuda deste chá natural e potente

Remédio é conhecido pelo nome comercial Rivotril

O clonazepam, mais conhecido pelo nome de marca Rivotril, é um dos medicamentos controlados mais populares do país e só pode ser vendido com receita médica. O uso indevido pode causar sonolência intensa, desmaios e dependência.

Os seis estudantes – três meninos e três meninas – foram levados para unidades de pronto atendimento nos bairros do Sacomã e do Ipiranga. Ao longo da tarde, quatro deles receberam alta.

Secretaria diz que famílias foram comunicadas

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação afirmou que as famílias dos adolescentes foram informadas e estão acompanhando o caso. O episódio será registrado em boletim de ocorrência e acompanhado pela equipe regional do Programa Conviva SP.

O caso reacende o alerta para o uso de medicamentos controlados entre jovens e a necessidade de diálogo nas escolas sobre saúde mental e automedicação.

Leia mais: Por que cada vez mais brasileiros decidem deixar seus filhos doentes ao recusar vacinas?

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF