A Samsung afirmou nesta quinta-feira (29/01) que seu lucro operacional mais que triplicou, atingindo um recorde no quarto trimestre, ressaltando o forte poder de precificação da maior fabricante mundial de chips de memória, à medida que a corrida para construir inteligência artificial pressiona o fornecimento de chips e eleva os preços.
No entanto, alertou que o aumento dos preços dos chips de memória está elevando os custos em seus negócios de smartphones e telas, que contam com a Apple e a Samsung como clientes, fazendo com que suas ações caíssem 1,2% após uma forte alta neste ano.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
“Espera-se que a escassez significativa de produtos de memória em toda a linha continue por enquanto”, disse Kim Jaejune, executivo do negócio de chips de memória da Samsung, a analistas em sua teleconferência pós-resultados.
Kim esperava que qualquer expansão da oferta fosse limitada em 2026 e 2027, enquanto a demanda relacionada à IA permanecesse forte.
A Samsung registrou um lucro operacional de 20 trilhões de wons (US$13,98 bilhões) no período de outubro a dezembro, em linha com sua estimativa e acima dos 6,49 trilhões de wons do ano anterior.
A receita da empresa sul-coreana aumentou 24%, para 93,8 trilhões de wons no trimestre, em relação ao ano anterior.
O lucro operacional do negócio de chips da Samsung, sua principal fonte de receita, aumentou 470%, atingindo um recorde de 16,4 trilhões de wons no quarto trimestre em relação ao ano anterior, representando mais de 80% do lucro total.
Em contrapartida, o lucro da divisão de dispositivos móveis caiu 10%, para 1,9 trilhão de wons, pressionado pelo aumento dos preços dos chips.
Por Reuters
