Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasAnvisa anuncia suspensão de cosméticos e produtos de limpeza...

Anvisa anuncia suspensão de cosméticos e produtos de limpeza desta marca; veja qual

Durante a ação, a Anvisa constatou irregularidade nos produtos de limpeza da fabricante, o que motivou a ampliação da medida para todo o portfólio da empresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da fabricação, distribuição, comercialização, divulgação e uso de todos os cosméticos e produtos de limpeza fabricados pela empresa Maxx Química e Sistemas de Limpeza Ltda, localizada em Parauapebas, no estado do Pará.

Segundo a Agência GOV, a decisão foi tomada após uma inspeção sanitária realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro, que revelou falhas graves no cumprimento das normas de Boas Práticas de Fabricação.

Leia também: Trend da foto de casal: veja os melhores prompts para usar no Gemini

De acordo com a fiscalização, a empresa não atendeu aos requisitos previstos no Regulamento Técnico para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 48/2013.

Durante a ação, a Anvisa também constatou o mesmo tipo de irregularidade nos produtos de limpeza da fabricante, o que motivou a ampliação da medida para todo o portfólio da empresa.

A Anvisa decretou que nenhum produto produzido pela Maxx Química poderá permanecer no mercado até que as pendências sejam sanadas e novas inspeções sejam realizadas.

Leia também: Tiny Desk: além de João Gomes, veja brasileiros que já se apresentaram

Além das infrações relacionadas à empresa paraense, a agência determinou ainda a apreensão de dois cosméticos utilizados como maquiagem capilar que estavam sendo fabricados e vendidos sem registro oficial.

Os produtos identificados foram o Dexe Hair Building Fibers (Fibra Capilar em Pó) e o Maycheer Pang Pang Hair Shadow (Maquiagem Capilar em Pó), ambos de origem desconhecida.

Leia também: Com apenas três ingredientes, solução caseira ajuda a limpar vidros e espelhos sem esforço

Paleta de maquiagem
A Anvisa ressaltou que esses itens estavam sendo fabricados e comercializados de forma irregular – Foto: Freepik

Decisão da Anvisa

A Anvisa ressaltou que esses itens estavam sendo fabricados e comercializados de forma irregular, sem a devida autorização da agência, representando risco potencial à saúde dos consumidores. Sendo assim, a produção, venda, divulgação e uso dos dois produtos também foram proibidos em todo o território nacional.

Leia também: Chá para tomar à noite: infusão pode prevenir inchaço e melhorar a flora intestinal

Uma das principais motivações para essa decisão foi a quebra da Resolução RDC nº 47, de 25 de outubro de 2013, que estabelece novas Boas Práticas de Fabricação (BPF) para produtos saneantes. A medida tem como objetivo principal garantir a qualidade e a segurança dos produtos de limpeza que chegam às mãos dos consumidores.

Leia também: Para que serve o chá de marcela? Veja todos os benefícios dessa planta poderosa

Para mais informações da suspensão podem ser consultados na Resolução publicada no Diário Oficial da União.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado
Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Suspeito baleado foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos
Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, disse nesta quinta-feira (9), na capital paulista, que...