Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump sugere expulsar Espanha da aliança da Otan

Trump sugere expulsar Espanha da aliança da Otan

A aliança de defesa coletiva de 32 membros tem estado em foco desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu, nesta quinta-feira (09), que a aliança da Otan deveria considerar a possibilidade de expulsar a Espanha de seu quadro de membros devido a uma disputa sobre a defasagem dos gastos militares do país da Europa Ocidental.

Os membros da aliança de segurança apoiada pelos EUA concordaram em junho em aumentar drasticamente seus gastos militares para 5% do Produto Interno Bruto, cumprindo uma das principais prioridades de Trump, que quer que os europeus gastem mais em sua própria defesa.

Mas o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse na época que não se comprometeria com a meta de 5%, chamando-a de “incompatível com nosso estado de bem-estar social e nossa visão de mundo”.

Em uma reunião no Salão Oval com o líder do segundo mais novo membro da Otan, o presidente finlandês, Alexander Stubb, Trump disse que os líderes europeus precisam convencer a Espanha a aumentar seus compromissos com a aliança.

“Vocês terão que começar a falar com a Espanha”, disse Trump. “Vocês precisam ligar para eles e descobrir por que eles estão atrasados”.

Ele acrescentou: “Eles não têm desculpa para não fazer isso, mas tudo bem. Talvez seja melhor expulsá-los da Otan, francamente”.

A Espanha entrou para a Organização do Tratado do Atlântico Norte em 1982. A aliança de defesa coletiva de 32 membros tem estado em foco desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022 e lançou a guerra terrestre mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Reuters – tradução da Redação São Paulo

Notícias que importam para você

Quem é Erfan Soltani, manifestante iraniano que será executado nesta quarta

Quem é Erfan Soltani, manifestante iraniano que será executado nesta quarta

Jovem de 26 anos foi condenado por "ódio contra Deus" devido à participação em protestos contra regime dos aiatolás
Iranianos participam de um ato pró-governo em Teerã, no Irã

Irã leva queixa contra Trump à ONU em meio à escalada de protestos

Regime acusa presidente dos EUA de estimular desestabilização e intervenção externa
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com jornalistas ao retornar de Detroit, no Michigan, na Base Conjunta Andrews, em Maryland

Trump ameaça Irã com “medidas fortes” caso manifestantes sejam executados

Presidente dos EUA reage a relatos de condenações à morte durante protestos no país