Recentemente, o Banco do Brasil precisou desmentir uma fake news criada sobre a entidade ter anunciado o edital de um novo concurso ainda em 2025. A instituição financeira precisou desmentir a onda de desinformação sobre o tema duas vezes este ano.
De acordo com nota emitida pela própria instituição, o BB classificou como “desinformação” a circulação de supostos editais de concurso.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Em janeiro, a instituição disse que golpistas estavam usando o nome da empresa para criação de sites falsos de inscrição, que redirecionam usuários para páginas pedindo pagamento via Pix, boleto para inscrição ou compra de apostilas.
Segunda onda de fakenews
Em setembro deste ano, mais uma vez, o Banco do Brasil precisou desmentir o comunicado falso de novo concurso. Em comunicado curto para a imprensa, a instituição diz que não há previsão de divulgação de edital para concurso.
“O BB lamenta a divulgação de notícias falsas e a desinformação que circula em alguns sites na internet e perfis de redes sociais a respeito do assunto”, comunica o banco.
A empresa também reitera que todos os comunicados são realizados em seus canais oficiais, apenas.
Leia: Banco do Brasil tem lucro de R$ 3,78 bilhões no terceiro trimestre, queda de 60,2%
O último concurso
O último concurso público do Banco do Brasil foi uma seleção para os cargos de escriturário em agências, agente comercial e para áreas de tecnologia. A seleção contou com provas objetivas e redação, organizadas pela Fundação Cesgranrio, segundo o edital.
O concurso teve quatro etapas: provas objetivas, redação, verificação de autodeclaração e procedimentos admissionais + exame médico. A prova objetiva e redação duraram 5 horas, segundo o gabarito de uma das provas para Agente Comercial.
Golpes digitais
Especialistas alertam que o uso de golpes digitais envolvendo instituições financeiras têm aumentado nos últimos anos. Links falsos, pedidos de pagamento e sites fraudulentos pretendem capturar dados pessoais e financeiros dos usuários.
De acordo com o TransUnion, a suspeita de fraude digital no Brasil aumentou 31% desde o primeiro semestre de 2023, com 7,4% de todas as tentativas de transações digitais suspeitas de fraude.
É fundamental que os candidatos sempre verifiquem as informações diretamente nos canais oficiais do Banco do Brasil e desconfiem de qualquer mensagem que exija pagamento antecipado ou informações confidenciais.
Evite cair em armadilhas
Especialistas recomendam que os candidatos acompanhem os sites oficiais, como o do Banco do Brasil e da Fundação Cesgranrio, e sigam perfis verificados nas redes sociais.
Além disso, um dos golpes mencionados pelo BB é justamente venda de apostilas para concurso. Portanto, é necessário que os candidatos tenham planejamento de estudos consistente, e com materiais confiáveis, para evitar perda de dinheiro e problemas em concursos futuros.
Leia também: Prêmio Fundação Banco do Brasil abre inscrições com R$ 6 milhões para projetos sociais inovadores

Quer fazer concurso?
Para você que quer fazer concurso, veja alguns com inscrições abertas neste ano.
- Polícia Penal de São Paulo: tem 1.100 vagas para o cargo de Policial Penal. As inscrições vão até 8 de dezembro de 2025;
- SEPREV (Secretaria de Previdência e Assistência de Indaiatuba, SP): abriu concurso também, as inscrições vão até 11 de dezembro;
- Câmara de Itaú de Minas (MG): concurso aberto para Assistente Administrativo I (nível médio), com inscrições até 12 de dezembro;
- IFSP (Instituto Federal de São Paulo): publicou o edital nº 253/2025 para cargos técnico-administrativos, técnico de laboratório e analista de TI, com inscrições até 15 de dezembro de 2025, por meio do portal oficial de concursos do IFS.
