Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDaniela Lima: PF vê indícios de operação bilionária com...

Daniela Lima: PF vê indícios de operação bilionária com Banco Master como “camaradagem”

"A amizade não justifica a utilização de um banco, que é gerido e abastecido com dinheiro público, para salvar o banco do coleguinha"

Alvo de uma operação da Polícia Federal na terça-feira (18/11), o Banco Master e o seu dono, o empresário Daniel Vorcaro, contam com diversas conexões em Brasília e foram beneficiados por pressão de políticos, diz a colunista Daniela Lima, da rádio TMC.

“A PF trata hoje (a investigação do banco) como caso de camaradagem porque o Vorcaro é muito bem relacionado com uma série de políticos em Brasília, principalmente do Centrão, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)”, afirmou.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A jornalista disse que estas conexões na capital do país aproximaram o Banco Master do BRB. O Banco de Brasília, que é estatal, tentou comprar a instituição de Vorcaro neste ano.

“Agora, a amizade não justifica a utilização de um banco, que é gerido e abastecido com dinheiro público (tem a folha salarial de funcionários públicos do DF) para salvar o banco do coleguinha”, disse Daniela Lima. “É uma carteira de R$ 12,2 bilhões que o BRB investiu no Banco Master em papeis que, na prática, não existiam.”

Leia Mais: Banco Central decreta liquidação do Banco Master poucas horas após acordo com árabes

Daniela ainda trouxe um bastidor importante sobre as descobertas da Polícia Federal, que diz respeito a movimentações suspeitas de Daniel Vorcaro ao próprio banco.

O Banco Master só conseguia fechar os balanços com aportes do próprio Daniel Vorcaro. Como ele fazia: quando a conta não fechava, ele tirava dinheiro do próprio bolso e fazia o aporte. Isso, em vez de ajudar, piorou, porque a pergunta passou a ser, ‘como um banco insolvente tem o seu principal acionista com ‘bala na agulha’ para fazer aportes e fechar balanço?’ De onde vem esse dinheiro? A situação dele não é nada fácil”, explicou.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais