Receber amigos e familiares para a Ceia de Natal é sempre especial, mas calcular a quantidade de comida correta pode ser um desafio. Se a mesa fica cheia demais, há desperdício. Se falta, pode ser constrangedor.
Faltando pouco mais de um mês para a data, descubra dicas práticas para evitar esses problemas. As informações são do portal Receitas.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Qual é a medida ideal de entradas e petiscos?
Os canapés e salgadinhos são sempre bem-vindos, mas não precisam ser servidos em excessos. O ideal é de 4 a 6 unidades por pessoa. Já os patês e cremes, cerca de 3 colheres de sopa por convidado já deve ser suficiente.
E para quem gosta de montar uma bela tábua de frios, a proporção de 80 a 100 gramas de queijos/outros embutidos é indicada.
Leia mais: Ceia de Natal: veja receitas fáceis de preparar para até 4 pessoas
Como calcular os acompanhamentos e entradas?
Para o arroz e a farofa, pratos clássicos que não podem faltar, você pode calcular 1 quilo para até 15 pessoas. Mas se a proposta for mais elaborada, como o arroz à grega, colorido ou ao forno, a média muda: 1 quilo para até 10 pessoas. Essa diferença pode ocorrer, porque pratos mais incrementados tendem a ser mais consumidos.

Quanto de proteínas para cada convidado?
O prato principal, ou seja, a proteína, tende a ser a estrela da noite. Você pode escolher entre peru, bacalhau, tender ou outros. O cálculo médio é de 250 gramas por pessoa, garantindo satisfação e sem exageros, assim, as pessoas também podem apreciar os acompanhamentos e outros pratos da Ceia.
Leia também: Quem monta a árvore de Natal mais cedo é mais feliz; veja o que diz estudo
E qual a quantidade de sobremesas?
As sobremesas também precisam de cálculo. Se forem individuais, como rabanadas ou cookies, o ideal é oferecer até duas por pessoa. Já em grandes sobremesas de travessa, como mousses ou pavês, a média é de 60 a 100 gramas por convidado, agradando a todos. Para variar, você também pode apostar em frutas da estação, para dar um toque de cor à mesa.
Leia ainda: Sofre de refluxo ou gastrite? Esse suco incomum pode ajudar
