Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSeminário Esfera reúne ministros e especialistas para debater o...

Seminário Esfera reúne ministros e especialistas para debater o desenvolvimento nacional

Evento no Rio discutiu energia, segurança pública, cidades conectadas e economia do esporte

O Seminário Esfera Rio de Janeiro 2025, que aconteceu no Copacabana Palace, reuniu ministros, presidentes de instituições, especialistas e executivos para discutir alguns dos temas mais importantes do país entre a noite desta sexta-feira (28/11) e este sábado (29/11).

Ao longo de cinco painéis, o debate passou por desenvolvimento nacional, segurança energética, cidades conectadas, economia do esporte e segurança pública, que foi um dos eixos centrais.

No primeiro painel, “Desenvolvimento e Pilares do Brasil”, o presidente do TCU, Bruno Dantas, falou sobre os fundos de ciência e tecnologia e o trabalho do tribunal para evitar perdas bilionárias cruzando dados públicos. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou o recorde histórico de crédito liberado em 2024 e o foco na transição energética.

O ministro Vinícius de Carvalho, da Controladoria-Geral da União, reforçou a importância de atacar financeiramente o crime organizado. E a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, fechou o painel defendendo a modernização do serviço público, a integração de dados e a digitalização para entregar serviços mais ágeis à população.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Nos painéis seguintes, ganharam destaque temas como energia e infraestrutura. Especialistas falaram sobre a necessidade de segurança regulatória, expansão das renováveis, formação de profissionais qualificados e integração entre governo e iniciativa privada. Também se discutiu a exploração responsável do petróleo e o uso da tecnologia para reduzir perdas no saneamento.

No painel de segurança pública, o foco foi o dinheiro das facções. Autoridades defenderam ações coordenadas, menos burocracia e mais inteligência para rastrear empresas de fachada e sufocar o fluxo financeiro do crime organizado.

E fechando o seminário, o painel sobre economia do esporte mostrou como o setor vai muito além da emoção. O sócio da LiveMode, Christian Mutzig, destacou o potencial das plataformas digitais. Já o presidente da Loterj, Hazenclever Cançado, falou do mercado bilionário e das apostas regulamentadas. O idealizador do Jungle Fight, Wallid Farid Ismail, comentou a força das redes sociais; e o CEO da Qualcomm Brasil, Luiz Tonisi, explicou como marcas e tecnologia precisam trabalhar juntas para fidelizar o público.

Leia mais: Brasil se aproxima de 40 milhões de identidades digitais, diz ministra Esther Dweck

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Incêndio de grandes proporções atinge residência no Sol Nascente, no Distrito Federal

Incêndio de grandes proporções atinge residência no Sol Nascente, no Distrito Federal

Ocorrência mobilizou oito viaturas do Corpo de Bombeiros; duas pessoas ficaram gravemente feridas
Anvisa amplia uso medicinal de cannabis com novas vias de administração e acesso facilitado

Anvisa amplia uso medicinal de cannabis com novas vias de administração e acesso facilitado

Resolução aprovada permite uso bucal, sublingual e dermatológico, além de autorizar manipulação em farmácias e estender tratamento a pacientes com doenças debilitantes graves
Castro troca diretoria do RioPrevidência após saída do presidente investigado

Castro troca diretoria do RioPrevidência após saída do presidente investigado

Mudança foi publicada no Diário Oficial e ocorre após investigação da PF sobre investimentos do fundo no Banco Master
Como a Justiça lida em casos com adolescentes, como o do cão Orelha?

Como a Justiça lida em casos com adolescentes, como o do cão Orelha?

Iberê Dias, titular da Vara da Infância e Juventude, relatou a lógica adotada pela lei para responsabilizar menores de idade que cometam atos violentos