Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilBrasil tem menor número de mortes por Aids em...

Brasil tem menor número de mortes por Aids em 32 anos e bate meta histórica da OMS

Óbitos caem 13%, transmissão vertical é eliminada e SUS amplia prevenção e tratamento

O Brasil registrou uma queda de 13% nas mortes por Aids entre 2023 e 2024, chegando a 9,1 mil óbitos — o menor número em 32 anos — segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (02/12). O resultado reflete avanços em prevenção, diagnóstico e tratamentos que tornam o HIV indetectável e intransmissível.

SUS vira peça-chave na queda de mortes e na eliminação da transmissão vertical

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o país atingiu pela primeira vez a eliminação da transmissão vertical, que é quando o vírus passa da mãe para o bebê, ao manter a taxa abaixo de 2% (02/12). O Brasil também bateu metas internacionais da OMS ao registrar menos de 0,5 caso por mil nascidos vivos e alcançar mais de 95% de cobertura em pré-natal, testagem e tratamento para gestantes.

Além dos óbitos, o número de novos casos de aids também caiu 1,5% no último ano, passando de 37,5 mil para 36,9 mil. No recorte materno-infantil, houve queda de 7,9% entre gestantes com HIV e de 4,2% no total de crianças expostas ao vírus. A melhoria no pré-natal reduziu em 54% o início tardio da profilaxia neonatal.

O pacote de prevenção combinada, que inclui preservativos, PrEP e PEP, ganhou força. O uso da PrEP cresceu mais de 150% desde 2023 e hoje 140 mil pessoas fazem o tratamento diário, o que ampliou testagem e reduziu novas infecções. No diagnóstico, a oferta de exames aumentou com 6,5 milhões de duo testes e 780 mil autotestes distribuídos.

No tratamento, o SUS ampliou o uso do comprimido único com lamivudina e dolutegravir, hoje utilizado por 225 mil pessoas. A combinação facilita a adesão e melhora a qualidade de vida. Com isso, o Brasil já cumpriu duas das três metas globais 95-95-95 para HIV e avançou no último indicador.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão