Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump diz que qualquer país traficando drogas para os...

Trump diz que qualquer país traficando drogas para os EUA poderá ser atacado

Presidente americano mencionou a Colômbia e voltou a polemizar com o líder do país sul-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que qualquer país que esteja traficando drogas para os Estados Unidos poderá ser atacado.

“Qualquer um que esteja fazendo isso e vendendo para nosso país está sujeito a ataques”, disse Trump a repórteres durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, na terça-feira (02/12), depois de levantar a questão da cocaína da Colômbia.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O presidente colombiano, Gustavo Petro, respondeu a Trump em uma postagem no X (antigo Twitter), argumentando que o país sul-americano destrói um laboratório de produção de drogas a cada 40 minutos – “sem mísseis”.

Trump lançou uma ofensiva contra supostos barcos de tráfico de drogas no Caribe e no Pacífico nos últimos meses, matando dezenas de pessoas por meio de ataques com mísseis direcionados.

As forças militares dos EUA foram reforçadas no Caribe, com o aumento das tensões entre Trump e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, que faz fronteira com a Colômbia.

O governo Trump alega que Maduro desempenha um papel fundamental no fornecimento de drogas ilegais que mataram norte-americanos, o que Maduro nega. Nos últimos dias, Trump sinalizou a possibilidade de uma intervenção militar dos EUA na Venezuela.

Nesta terça-feira, Trump disse aos repórteres que qualquer país que estivesse enviando drogas ilegais para os EUA poderia estar sujeito a ataques terrestres, “não apenas a Venezuela”.

“Ouvi dizer que a Colômbia está produzindo cocaína, eles têm fábricas de cocaína e depois nos vendem sua cocaína”, disse Trump.

Petro, que foi pessoalmente sancionado pelo governo Trump, convidou Trump a participar da ofensiva antidrogas do país, mas com uma advertência.

“Não ameace nossa soberania, ou você acordará o jaguar”, disse Petro. “Atacar nossa soberania é declarar guerra.”

Leia mais: Trump classifica como “ótima” conversa que teve com Lula e o elogia: “Muito bom”

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo