Cerca de 1.000 policiais do Bope, Batalhão de Choque, Core e delegacias especializadas atuam nesta quinta-feira (11/12) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A ação integra uma nova fase da Operação Contenção, que busca impedir a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) na região. As forças de segurança cumprem 44 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A operação ocorre menos de dois meses após a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 122 mortes. Entre os principais alvos está Antônio Ilário Ferreira, conhecido como Rabicó, de 61 anos, apontado como líder do CV no Salgueiro e um dos integrantes mais antigos da cúpula da facção.
Os agentes enfrentaram resistência armada ao entrarem na comunidade. Traficantes incendiaram veículos para tentar impedir o avanço policial.
Para a realização da ação, as autoridades mobilizaram 20 veículos blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate, sendo duas delas blindadas.
Até o momento, não há informações sobre mortos, feridos ou prisões efetuadas durante a operação. A BR-101, rodovia federal próxima à região, não registra interdições.
A operação provocou o fechamento de seis escolas municipais: Marinheiro Marcílio Dias, Pastor Haroldo Gomes, Salgado Filho, João Saldanha, Professora Niuma Goulart Brandão e Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira.
Sete unidades de saúde também não funcionam hoje: USF Itaúna I, CSU Salgueiro, Neuza Brizola, Albert Sabin, Carlos Chagas, Palmeiras II e Itaúna 1.
As autoridades não divulgaram informações sobre os próximos passos da operação ou seu prazo de conclusão.
Leia mais: PF prende sargentos da PM do Rio por vazar operações para facção
EXCLUSIVO
A TMC é a única rádio do Brasil com direitos de transmissão da Copa Intercontinental de clubes. Acompanhe Flamengo e Pyramids no próximo sábado (13/12) a partir das 12h.
