O zagueiro Thiago Silva, de 41 anos, foi contratado pelo Porto, de Portugal. O anúncio ocorreu neste sábado (20/12), com o brasileiro assinando vínculo válido até metade de 2026, com possibilidade de extensão por mais uma temporada. O defensor encerrou antecipadamente seu contrato com o Fluminense após a eliminação do clube nas semifinais da Copa do Brasil.
A negociação entre o jogador e o clube português foi concluída de forma rápida. Os primeiros rumores sobre a transferência surgiram apenas na manhã deste sábado, pouco antes do anúncio oficial. O Porto apresentou a contratação como um “presente de natal” para seus torcedores.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Thiago Silva retorna ao futebol europeu após dois anos atuando no Brasil. O zagueiro já havia passado pelo Porto na temporada 2004/05, mas naquela época participou apenas de partidas pela equipe B do clube.
A decisão de voltar à Europa está ligada ao desejo do jogador de ficar mais próximo de sua família, que permaneceu em Londres durante todo o período em que atuou no Brasil. O Fluminense e o defensor tinham um acordo que permitia sua saída nos últimos seis meses por questões familiares.
O clube brasileiro tentou convencer Thiago Silva a permanecer, usando como argumentos a participação na fase de grupos da Copa Libertadores e a proximidade da Copa do Mundo de 2026, mas sem sucesso.
Se permanecer até o final do possível período de extensão contratual, em 2027, o zagueiro completaria 42 anos ainda em atividade profissional.
O Porto lidera o Campeonato Português com 40 pontos, cinco à frente do Sporting. Na Liga Europa, a equipe comandada por Francesco Farioli ocupa a oitava posição na fase de liga. O clube também segue na disputa da Taça de Portugal.
Não foram divulgados detalhes sobre valores envolvidos na negociação ou sobre quando o jogador fará sua estreia pelo clube português.
Em vídeo publicado pelo Porto, Thiago Silva declarou: “Olá, nação portista. Estou aqui para anunciar meu retorno aos Dragões. Dizer o quanto estou feliz e lisonjeado por essa oportunidade. Estou super motivado, espero que possa ajudar da melhor maneira possível. Gostaria de agradecer ao presidente André Villas-Boas pela oportunidade, ao nosso Mister, Francesco Farioli também. E dizer o quanto estou ansioso por estar mais uma vez vestindo essas cores. Conto com vocês”.
Leia mais: Com saídas, Corinthians planeja cortar R$ 6 milhões mensais da folha salarial
