A grande maioria (98%) dos brasileiros pretendem celebrar o Natal em 2025, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgado em dezembro deste ano.
A pesquisa mostra também que os brasileiros devem gastar, em média, R$ 338 com os preparativos da ceia ou almoço natalino este ano. O levantamento foi feito em parceria com a Offerwise entre 15 e 23 de outubro deste ano em todas as capitais do país.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O estudo mapeou também onde devem ser as comemorações de Natal. A maioria dos entrevistados (46%) fará a celebração em sua própria casa, enquanto 17% optarão pela residência dos pais e 15% escolherão a casa de outros parentes. Uma outra parcela dos participantes (20%) planeja viajar para participar das festividades.
Quanto à divisão de despesas, 31% dos entrevistados indicaram que cada pessoa ou família contribuirá levando um prato para a celebração. Outros 28% planejam dividir os custos com cada família contribuindo com um valor específico, enquanto 13% arcarão sozinhos com todas as despesas da comemoração.
A pesquisa também revelou que um a cada dez brasileiros (cerca de 65%) vai comprar alguma peça nova de roupa ou acessório para usar no Natal. O gasto médio previsto com essas compras é de R$ 324.
O levantamento abrangeu consumidores de todas as capitais brasileiras, incluindo homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, de todas as classes econômicas, excluindo apenas analfabetos e que pretendem comprar presentes para o Natal. As margens de erro foram de 3,6 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%.
