Em entrevista à TMC, o embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, afirmou nesta quinta-feira (15/01) que as ruas estão tranquilas na capital Teerã e assegurou que não há necessidade de evacuação, apesar dos rumores sobre um possível ataque dos Estados Unidos ao país.
“As ruas estão tranquilas. Não há em Teerã nenhum confronto. Claro que as ruas estão policiadas, os mercados estão abastecidos, as lojas estão abertas”, declarou o embaixador, em entrevista exclusiva ao programa TMC 360.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Guimarães afirmou que, mesmo na capital, há dificuldade de acesso à informação. “Sinto que houve uma dificuldade de entender onde as manifestações podiam estar acontecendo. Muitas destas imagens que a mídia trouxe não parecem ser todas da capital.”
“De fora, eu fico na mesma situação de dificuldade de comprovação dos fatos que qualquer veículo de imprensa fica, em razão do controle de imprensa e a suspensão de acesso à internet.”
O embaixador revelou que a comunicação interna segue ruim, “quase inexistente”, o que vem atrapalhando o contato entre a embaixada e os brasileiros que vivem no Irã.
Leia mais: Justiça do Irã nega condenação à morte de Erfan Soltani e contradiz família
Mesmo assim, ele tranquilizou os brasileiros que tem amigos e familiares no país.
“Não há necessidade de evacuação de brasileiros ou da embaixada. Não temos nenhuma instrução sobre isso”, afirmou. “E, se isso acontecesse, seríamos os últimos a sair. Daríamos toda a assistência aos brasileiros. Não há nenhum plano de fechar, nenhuma indicação para evacuar.”
