O Corre TMC deste sábado (17/01) recebe o maratonista José João da Silva, de 70 anos, um ícone da corrida de rua que participou dos jogos olímpicos de Montreal, em 1976, e Los Angeles, em 1984 e venceu a São Silvestre por duas vezes representando o São Paulo Futebol Clube, em 1980 e 1985.
José contou detalhes sobre a sua primeira conquista da São Silvestre, que na época ocorria na virada do ano, com um percurso de 8,900 km.
“Foi contra um português que era o número um do mundo, chamava Fernando Mamede, ele era recordista dos 10km e dos 5km. Foi uma vitória bem marcante por que, na subida da Consolação, por que (antigamente) era ao contrário, descia a Brigadeiro e subia a Consolação, ele me passou e abriu uns 30m. Eu busquei ele na frente do MASP e a chegada era na Fundação Cásper Líbero, bem encostadinho, do lado”, relembrou.
A vitória de José quebrou um tabu de 34 anos sem que um brasileiro ganhasse a São Silvestre. Além da marca expressiva para o Brasil, o corredor exaltou a sua performance no percurso.
“Eram 9km e eu fiz uma performance mundial, com a melhor marca do mundo nesse percurso. Eu fiz em 23 minutos e 41 segundos, com descida e subida. É muito rápido”.
José também falou sobre seu sentimento na hora em que conseguiu alcançar a primeira colocação da corrida.
“Quando estava virando o ano e os fogos começaram a explofir, eu estava ultrapassando o Mamede em frente ao MASP. Aquela ultrapassagem com aquela virada de ano… aquilo foi um choque”, disse.
A entrevista completa de José João da Silva, com apresentação de André Galvão e Mirelle Moschella, você acompanha no nosso canal no YouTube: (inserir o link)
