Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoLula declara apoio à candidatura de Bachelet para Secretaria-Geral...

Lula declara apoio à candidatura de Bachelet para Secretaria-Geral da ONU

O anúncio oficial da candidatura de Bachelet foi feito pelo presidente do Chile, Gustavo Boric, e também conta com apoio do México, além do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (02/02) o apoio brasileiro ao nome da ex-presidente do Chile Michelle Bachelet à Secretaria-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O anúncio oficial da candidatura de Bachelet foi feito pelo presidente do Chile, Gustavo Boric, e também conta com apoio do México, além do Brasil.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

“É com muita honra que o Brasil apoia a candidatura de Michelle Bachelet à Secretaria-Geral da ONU. Em oito décadas de história, é hora de a organização finalmente ser comandada por uma mulher”, escreveu Lula em suas redes sociais.

A ideia da candidatura de uma mulher da América Latina foi lançada pelo Brasil no ano passado, durante a Cúpula dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). A intenção era de uma candidatura unificada da região em torno do nome de uma mulher, ainda sem a definição de quem seria.

No entanto, a intenção de Lula de unir a região em torno do nome de uma mulher sofreu a primeira baixa quando o presidente argentino, Javier Milei, lançou o nome de Rafael Grossi, diplomata de carreira de seu país e hoje diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Tradicionalmente, a liderança das Nações Unidas, eleita a cada cinco anos, tem uma alternância entre regiões, e o mandato de 2027 caberia à América Latina. No entanto, já há sinais de que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, pode trabalhar por uma outra candidatura se não estiver satisfeito com os candidatos da região.

“Acreditamos que o processo de seleção para um cargo tão importante deve ser puramente baseado no mérito, com o maior número possível de candidatos”, afirmou a vice-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Dorothy Shea, em outubro. “Com isso em mente, os Estados Unidos convidam candidatos de todos os grupos regionais.”

Bachelet, que foi a primeira diretora da Organização das Nações Unidas para Mulheres e, depois, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, é, entre as possíveis candidatas, a que reúne mais experiência no organismo multilateral.

Veja publicação:

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Palmeiras deve contar com retorno de titular contra o Vitória

Palmeiras deve contar com retorno de titular contra o Vitória

O Palmeiras abre a preparação para o duelo contra o Vitória nesta quinta-feira (4), pela 2ª rodada do Campeonato...
Palmeiras liga sinal de alerta com patrocinador em crise financeira

Palmeiras liga sinal de alerta com patrocinador em crise financeira

Na manhã desta segunda-feira (02), o Palmeiras foi surpreendido pela notícia do pedido de recuperação judicial do Grupo Fictor...
Botafogo x Fluminense: acompanhe a transmissão da TMC ao vivo

Botafogo x Fluminense: acompanhe a transmissão da TMC ao vivo

Duelo pela quinta rodada do Campeonato Carioca terá cobertura completa no rádio e no YouTube da TMC
Flamengo x Corinthians

Flamengo x Corinthians: confira a transmissão da TMC ao vivo

Acompanhe o Jogo da Supercopa do Brasil no rádio e no YouTube da TMC